GIFE lança indicadores de governança durante Congresso 2016

Por: GIFE| 9º Congresso GIFE| 28/03/2016

O GIFE irá lançar, durante o Congresso 2016, sua nova iniciativa: os Indicadores GIFE de Governança. Trata-se de uma ferramenta online que permite a associações e fundações fazer uma autoavaliação do grau de desenvolvimento de sua governança tendo como referência as linhas gerais estabelecidas pelo Guia das melhores práticas de governança para institutos e fundações empresariais, elaborado pelo GIFE e o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

A proposta é promover a profissionalização e eficiência das organizações, contribuindo para sua perenidade e sustentabilidade financeira, para o estabelecimento de relações mais transparentes e abertas com as partes interessadas e para o cumprimento de sua missão, assegurando seu sentido público e ampliando sua capacidade de impacto. Com isso, a ferramenta pretende fortalecer a legitimidade das organizações da sociedade civil.

Para participar, as instituições acessam a ferramenta e preenchem um questionário online estruturado em um conjunto de indicadores que refletem, por atribuição numérica, graus de governança em relação a distintas dimensões estabelecidas: Conselho deliberativo; Controle e supervisão financeiros e econômicos; Estratégia e gestão; Políticas institucionais e Transparência e relação com partes interessadas.

Os indicadores consideram as especificidades das organizações da sociedade civil em relação à governança e podem ser aplicados a qualquer tipo de organização, independentemente de seu porte, área de atuação ou perfil. O GIFE está propondo, portanto, uma ferramenta que extrapola o universo do investimento social e de seus associados.. Essa iniciativa parte do diagnóstico de que não havia, no país, nenhuma iniciativa similar: há indicações de parâmetros e recomendações de boas práticas estabelecidos em guias e relatórios, porém não há uma ferramenta prática capaz de orientar as organizações que estão começando e, ou mesmo as que já tem história no campo, a pensar a sua governança.

Ao aplicar esse conjunto de indicadores, a organização obtém uma pontuação para cada eixo e também no total e poderá, assim, identificar o estágio de governança em que se encontra e refletir sobre quais caminhos deve seguir para o seu aprimoramento.

Além de ser um guia prático e orientador para as organizações, a ferramenta pretende ainda ampliar o conhecimento e a troca a respeito da governança das associações e fundações, contribuindo para a discussão sobre esse tema. Para isso, a plataforma do projeto conta com diversos conteúdos sobre governança, como publicações, pesquisas e notícias produzidos pelo GIFE e outras organizações.

Além de ter como referência o Guia das melhores práticas de governança para institutos e fundações empresariais, a formulação dos indicadores foi feita a partir da consulta a diversas iniciativas brasileiras e internacionais de guias e ferramentas de autoavaliação, como os Indicadores de Transparencia y buen gobierno da Coordinadora de ONG para el Desarrollo-España, o Guia Buen Gobierno y Buenas Prácticas de Gestión da Associación Española de Fundaciones, o Accountability Self-Assessment Tool da Philanthropy Network Greater Philadelphia e as iniciativas brasileiras do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e dos Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis. O processo de criação da iniciativa se deu de forma colaborativa, por meio de encontros com associados e especialistas para a definição e validação dos indicadores propostos nesta primeira versão. A ideia, inclusive, é que, a partir do uso da ferramenta, ela possa ser aprimorada a fim de responder às demandas do setor, agregando novas funcionalidades e materiais.

 

O painel

O lançamento dos Indicadores GIFE de Governança será feito num painel, como parte da programação aberta do Congresso GIFE. A intenção é que todos possam conhecer os indicadores selecionados no questionário e, em grupos correspondentes aos eixos da ferramenta, discutam sobre o papel da governança nas organizações. O objetivo da atividade será discutir a influência da governança no fortalecimento institucional, na profissionalização das organizações e, sobretudo, na preservação do sentido público de suas missões, fatores que contribuem para a construção de sua legitimidade.

Além de representantes da equipe do GIFE, estarão à frente do debate Sergio Mindlin, conselheiro do Instituto Ethos, e José Caetano Minchillo, presidente da Fundação Banco do Brasil, que é apoiadora do projeto.

O painel ocorrerá no dia 01/04 das 17h às 18h30, para participar, não é necessária inscrição prévia.

A Fundação Banco do Brasil é patrocinadora deste projeto.

 

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional