GIFE lança nova versão de sua biblioteca virtual com mais conteúdos audiovisuais e funcionalidades

Por: GIFE| Notícias| 16/11/2020

O mês de novembro marca a estreia de uma nova versão da SINAPSE, a biblioteca virtual do GIFE, criada com o objetivo de reunir publicações, pesquisas, guias e outros materiais relevantes sobre temas diversos da filantropia, investimento social privado (ISP) e terceiro setor. O ambiente de navegação repaginado pretende ampliar a disponibilidade de tipos de conteúdos, facilitar a busca e deixar o acesso mais dinâmico e direto. 

Uma das principais novidades é a inclusão dos conteúdos audiovisuais – vídeos e podcasts – sobre temas diversos do investimento social e da filantropia. A página inicial da SINAPSE foi reformulada para que a busca se tornasse mais direta e simples, com a inclusão de destaques para publicações relevantes do GIFE e de parceiros e para os conteúdos mais acessados e baixados. Além disso, o usuário também pode selecionar a categoria de sua preferência para ter acesso aos conteúdos mais recentes sobre a temática escolhida.

Novos conteúdos e categorias 

Na aba temas, é possível selecionar o conteúdo de acordo com 18 assuntos, divididos entre publicações e duas novas categorias: vídeos e podcasts. Ao todo, são 1.423 conteúdos. Além da busca pelo nome, as categorias podem ser filtradas pela organização responsável ou autor/participantes dos materiais. 

Entre os temas abordados estão advocacy, alinhamento entre investimento social e negócio, atuação temática (cultura e artes, defesa de direitos, educação, saúde, trabalho e empreendedorismo, entre outros), comunicação, cultura de doação, filantropia familiar, governança e transparência e outros. Contam com mais materiais os temas investimento social e filantropia, sustentabilidade econômica das organizações da sociedade civil (OSCs) e educação. 

A fim de ampliar o acesso à produção de conhecimento sobre e pelo setor no contexto da pandemia, foi criada uma nova categoria temática na plataforma, ‘Impactos e enfrentamento à Covid-19’, já com diversos conteúdos em texto e audiovisual relacionados à atuação da filantropia, do investimento social e das OSCs no enfrentamento ao novo coronavírus e seus impactos e consequências para o setor como um todo. 

Ferramenta de busca e visualização dos resultados

A ferramenta de busca e os filtros também passaram por ajustes. Na nova versão, o processo de pesquisa a partir da página inicial da plataforma é mais simples, eficiente e global para todos os conteúdos, incluindo nos resultados publicações, vídeos e podcasts. 

Utilizando os filtros, é possível buscar, a partir de um termo, autores/participantes, organizações responsáveis pelo conteúdo, temas, ano de publicação, tipos de conteúdo e se pertence ou não a uma série ou coleção. Além disso, os filtros passam a apresentar a quantidade total de conteúdos em cada categoria, números que se alteram conforme o usuário altera as especificações de busca, possibilitando uma visão mais clara dos conteúdos que a plataforma abarca. 

A disposição dos resultados de busca pode ser em forma de grid ou lista, além da possibilidade de ordená-los em ordem alfabética, ano de publicação do conteúdo e por quantidade de downloads e acessos. A nova SINAPSE também possibilita o download dos resultados no formato planilha, uma demanda dos usuários por mais dados e informações sobre as publicações. 

Participe 

Os conteúdos disponíveis podem ser acessados sem nenhum tipo de cadastro. Entretanto, é possível criar um usuário e senha próprios, o que possibilita salvar as publicações favoritas e criar uma biblioteca online particular em seu perfil.

Caso seja autor/participante ou organização responsável por uma publicação, vídeo ou podcasts publicado na Sinapse, há a possibilidade de atualizar seu perfil na plataforma. Basta enviar sua foto/logo e descrição para [email protected] (confira exemplos de autor/a e organização). 

Saiba mais 

Por acreditar que o acesso a dados e informações de qualidade é fundamental para que o investimento social privado seja fortalecido, ampliado e diversificado, o GIFE reforça que a plataforma está em constante adaptação e aperfeiçoamento para possibilitar o acesso gratuito e ilimitado aos materiais produzidos pelo e sobre o campo e, assim, promover o compartilhamento de conhecimento entre investidores sociais, academia e outros atores da sociedade civil. Acesse aqui


Apoio institucional