GIFE lança novo curso Ferramentas de Gestão em São Paulo

Por: GIFE| Notícias| 16/03/2009

O GIFE, com o apoio do Instituto Itaú Cultural, deu início ao lançamento da edição 2010 do tradicional curso Ferramentas de Gestão – São Paulo. Instrumental e modular, é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem está em busca de conteúdo que agregue mais eficiência à criação e ao gerenciamento de projetos sociais.

Assim, o curso é voltado a profissionais de institutos, fundações e empresas, organizações não-governamentais, gestores de políticas públicas e qualquer pessoa interessada em atuar com competência no terceiro setor.

Esta edição do Ferramentas de Gestão está composta de sete módulos (de junho a novembro), de 14 horas, que acontecem sempre às sextas-feiras e sábados (das 9h às 18 e das 9h às 16h), totalizando 98 horas de carga horária. Os interessados podem optar por módulos avulsos ou pacotes, o que permite ao aluno construir seu plano de estudo de acordo com seu interesse e necessidade de aprendizagem.

“Os módulos são conduzidos por consultores com ampla experiência nas suas respectivas áreas e afinados com a perspectiva do GIFE sobre o campo social. O curso traz uma combinação de conceitos fundamentais e conteúdos práticos sobre temas relevantes para gestores de projetos sociais e profissionais interessados em ampliar seu conhecimento sobre o terceiro setor”, afirma o gerente da área de Conhecimento do GIFE, André Degenszajn.

As experiências dos participantes do curso e dos palestrantes convidados são utilizadas nas aulas expositivas. Desta forma, são apresentados e discutidos projetos concluídos ou em fase de desenvolvimento, potencializando as experiências e explorando os mais diversos recursos.

Programação:

Módulo 1 – Cenário Social e Legislação para o Terceiro Setor
18 e 19 de junho
Consultores:
Fernando Rossetti – secretário-geral do GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) e chairman da Wings (Worldwide Initiatives for Grantmakers Support).
Eduardo Szazi – advogado, especialista em terceiro setor, Meio Ambiente e Negócios Sustentáveis. É consultor jurídico do GIFE, professor de Direito do Terceiro Setor da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/SP e ISAE/PR) e Fundação Instituto de Administração (FEA/USP), e membro da International Society for Third Sector Research, de Londres, Inglaterra e do Advisory Board do International Center for Non-profit Law, de Washington DC, EUA.
Módulo 2 – Elaboração e Avaliação de Projetos Sociais
2 e 3 de julho
Consultora: Simone Coelho, socióloga com doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), é Diretora Presidente do IDECA – Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e de Ação Comunitária.
Módulo 3 – Comunicação e Marketing para OSC
23 e 24 de julho
Consultor: Judi Cavalcante é jornalista graduado pela PUC/SP e especialista em gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas pela ECA/USP. Já atuou na gestão do GIFE e atualmente também leciona na FGV.
Módulo 4 – Planejamento Estratégico
13 e 14 de agosto
Consultor: Antonio Luiz de Paula e Silva é associado ao Instituto Fonte, mestre em Administração pela FEA/USP (2001), engenheiro agrônomo pela ESALQ/USP (1985), desde 1989 trabalha com projetos de desenvolvimento social.
Módulo 5 – Sustentabilidade e Mobilização de Recursos
17 e 18 de setembro
João Paulo Altenfelder é sócio da S.E.I – Sustentabilidade, Estratégia, Inovação, consultoria com foco na criação e implantação de modelos de negócios sustentáveis com ênfase na gestão de relacionamentos com stakeholders estratégicos.
Módulo 6 – Gestão de política cultural
29 e 30 de outubro
Consultor: Leonardo Brant é presidente da Brant Associados, consultor e pesquisador de políticas culturais.
Módulo 7 – Gestão organizacional, administrativa e financeira de organizações sociais
26 e 27 de novembro
Eleno Gonçalves Jr. é gerente institucional do GIFE.
O curso ocorre na sede do Instituto Itaú Cultural, na Av. Paulista 149, em São Paulo – SP (em frente à estação Brigadeiro do Metrô).
As inscrições são feitas exclusivamente na seção Cursos GIFE deste site, onde estão disponibilizadas as informações completas sobre conteúdo, consultores e valores. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo tel. (11) 3816 1209 ramal 19, ou pelo e-mail: [email protected] .

Organizações que estiverem interessadas em promover uma edição do Curso Ferramentas de Gestão customizada, podem contratar o formato IN COMPANY, conheça o trabalho!

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional