GIFE lança novo Ferramentas de Gestão no Rio de Janeiro
Por: GIFE| Notícias| 02/07/2010O GIFE, com o apoio do Instituto Coca-Cola Brasil, já está com inscrições abertas para a edição 2010 do curso Ferramentas de Gestão – Rio de Janeiro. Instrumental e modular, é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem está em busca de conteúdo que agregue mais eficiência à criação e ao gerenciamento de projetos sociais.
O curso é voltado a profissionais de institutos, fundações e empresas, organizações não-governamentais, gestores de políticas públicas e qualquer pessoa interessada em atuar com competência no terceiro setor.
Esta edição do Ferramentas de Gestão está composta de cinco módulos (de agosto a novembro), com carga horária de 14 horas cada um. Os interessados podem optar por módulos avulsos ou pacotes, o que permite ao aluno construir seu plano de estudo de acordo com seu interesse e necessidade de aprendizagem.
“Os módulos são conduzidos por consultores com ampla experiência nas suas respectivas áreas e afinados com a perspectiva do GIFE sobre o campo social. O curso traz uma combinação de conceitos fundamentais e conteúdos práticos sobre temas relevantes para gestores de projetos sociais e profissionais interessados em ampliar seu conhecimento sobre o terceiro setor”, afirma o gerente da área de Conhecimento do GIFE, André Degenszajn.
As experiências dos participantes do curso e dos palestrantes convidados são utilizadas nas aulas expositivas. Desta forma, são apresentados e discutidos projetos concluídos ou em fase de conclusão.
O curso ocorre na sede do Instituto Coca-Cola Brasil, localizado na Praia do Botafogo, 374 – 13º andar.
As inscrições são feitas exclusivamente na seção Cursos GIFE deste site, onde estão disponibilizadas as informações completas sobre conteúdo, consultores e valores. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo tel. (11) 3816 1209, ramal 19, ou pelo e-mail: [email protected] .
Organizações que estiverem interessadas em promover uma edição do Curso Ferramentas de Gestão customizada, podem contratar o formato IN COMPANY, conheça o trabalho!
Programação
Módulo 1 – Cenário Social e Legislação para o Terceiro Setor
12 e 13 de Agosto
Consultores:
Fernando Rossetti – secretário-geral do GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) e chairman da Wings (Worldwide Initiatives for Grantmakers Support).
12 e 13 de Agosto
Consultores:
Fernando Rossetti – secretário-geral do GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) e chairman da Wings (Worldwide Initiatives for Grantmakers Support).
Eduardo Szazi – advogado, especialista em terceiro setor, Meio Ambiente e Negócios Sustentáveis. É consultor jurídico do GIFE, professor de Direito do Terceiro Setor da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/SP e ISAE/PR) e Fundação Instituto de Administração (FEA/USP), e membro da International Society for Third Sector Research, de Londres, Inglaterra e do Advisory Board do International Center for Non-profit Law, de Washington DC, EUA.
Módulo 2 – Comunicação e Marketing para Organizações da Sociedade Civil
16 e 17 de Setembro
Consultor: Judi Cavalcante é jornalista graduado pela PUC/SP e especialista em gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas pela ECA/USP. Já atuou na gestão do GIFE e atualmente também leciona na FGV.
16 e 17 de Setembro
Consultor: Judi Cavalcante é jornalista graduado pela PUC/SP e especialista em gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas pela ECA/USP. Já atuou na gestão do GIFE e atualmente também leciona na FGV.
Módulo 3 – Elaboração e Avaliação de Projetos
27 e 28 de Setembro
Consultora: Thereza Penna Firme é Coordenadora do Centro de Avaliação da Fundação Cesgranrio, consultora nacional e internacional em avaliação, e Professora Adjunta aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. É Ph.D em Educação e Psicologia. Trabalhou na avaliação da reforma educacional de El Salvador, por contrato da USAID, EUA. Foi Diretora de Pós-Graduação em Educação da UFRJ.
27 e 28 de Setembro
Consultora: Thereza Penna Firme é Coordenadora do Centro de Avaliação da Fundação Cesgranrio, consultora nacional e internacional em avaliação, e Professora Adjunta aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. É Ph.D em Educação e Psicologia. Trabalhou na avaliação da reforma educacional de El Salvador, por contrato da USAID, EUA. Foi Diretora de Pós-Graduação em Educação da UFRJ.
Módulo 4 – Planejamento Estratégico
4 e 5 de Outubro
Consultor: Antonio Luiz de Paula e Silva é a Associado ao Instituto Fonte, mestre em Administração pela FEA/USP (2001), engenheiro agrônomo pela ESALQ/USP (1985), desde 1989 trabalha com projetos de desenvolvimento social. Fellow da Ashoka Empreendedores Sociais (1988) e autor do livro “Utilizando o Planejamento como Ferramenta de Aprendizagem” (Editora Global, 2001). Atualmente com 45 anos, é casado, tem três filhos e reside em Bauru, no interior de São Paulo.
4 e 5 de Outubro
Consultor: Antonio Luiz de Paula e Silva é a Associado ao Instituto Fonte, mestre em Administração pela FEA/USP (2001), engenheiro agrônomo pela ESALQ/USP (1985), desde 1989 trabalha com projetos de desenvolvimento social. Fellow da Ashoka Empreendedores Sociais (1988) e autor do livro “Utilizando o Planejamento como Ferramenta de Aprendizagem” (Editora Global, 2001). Atualmente com 45 anos, é casado, tem três filhos e reside em Bauru, no interior de São Paulo.
Módulo 5 – Sustentabilidade e Mobilização de Recursos
25 e 26 de Novembro
Consultor: Ricardo Falcão é gerente da RFALCÃO Consultoria e Planejamento LTDA. Formado em economia, consultor na área de elaboração, gerenciamento e avaliação de projetos, planejamento estratégico, captação de recursos, foi 11 anos financiador para agências internacionais. Instrutor do Curso de Elaboração de Projetos e a Captação de Recursos do MBA em Gestão Cultural e em Gestão Social da Universidade Candido Mendes e do MBA/UFRJ em Terceiro Setor, GIFE, IEE-PUC/SP, IBAM/RJ, VIVA RIO–ISER/RJ, SEBRAE/RJ, UNB/Finatec, PUC/MG, Ministério da Saúde, Suzano Papel & Celulose, Prefeitura de Sete Lagoas entre outros.
25 e 26 de Novembro
Consultor: Ricardo Falcão é gerente da RFALCÃO Consultoria e Planejamento LTDA. Formado em economia, consultor na área de elaboração, gerenciamento e avaliação de projetos, planejamento estratégico, captação de recursos, foi 11 anos financiador para agências internacionais. Instrutor do Curso de Elaboração de Projetos e a Captação de Recursos do MBA em Gestão Cultural e em Gestão Social da Universidade Candido Mendes e do MBA/UFRJ em Terceiro Setor, GIFE, IEE-PUC/SP, IBAM/RJ, VIVA RIO–ISER/RJ, SEBRAE/RJ, UNB/Finatec, PUC/MG, Ministério da Saúde, Suzano Papel & Celulose, Prefeitura de Sete Lagoas entre outros.
Associe-se!
Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.