GIFE lança novo site e fortalece presença nos meios digitais

Por: GIFE| Notícias| 18/09/2015

noticia site-08

O GIFE acaba de colocar no ar o seu novo site, garantindo um espaço ainda mais qualificado para fortalecer e disseminar o investimento social privado. A nova plataforma virtual vem agregar à presença do GIFE nos meios digitais, que já conta com uma página no Facebook, Youtube, Twitter, Picassa e Issu.

“Precisávamos de um espaço que permitisse compartilharmos mais conhecimento, assim como estabelecer uma relação de diálogo e de troca com todos aqueles interessados no investimento social privado. A ideia é fortalecer também cada vez mais a Rede GIFE e garantirmos mais transparência em tudo o que fazemos”, comenta Mariana Moraes, coordenadora de Comunicação do GIFE.

No novo site, os internautas vão poder conhecer de uma maneira mais clara quais são as oito agendas estratégicas definidas pelo GIFE para sua atuação nos próximos anos, assim como as seis Redes Temáticas desenvolvidas em 2015, que são ambientes de diálogo propostos e coordenados pelos associados GIFE, que realizam o aprofundamento de temáticas específicas do investimento social, a partir de sua atuação.

Mariana Moraes ressalta que, entre os principais destaques do novo site, estão as páginas dos associados da Rede GIFE, que reúne hoje 132 instituições que, somadas, investem por volta de R$ 2,4 bilhões por ano na área social, operando projetos próprios ou viabilizando os de terceiros. Nestas novas páginas, é possível conhecer um pouco mais sobre a área de atuação de cada associado, acessar as matérias publicadas a respeito dos projetos desenvolvidos por eles, assim como artigos, vídeos e fotos produzidos pelas próprias instituições.

Além disso, todos que acessarem o site poderão procurar os associados por perfil (Empresa Fundação/Instituto Comunitário; Fundação/Instituto Empresarial; Fundação/Instituto Familiar; Fundação/Instituto Independente; e Parceiro Academia) e também por áreas de atuação, como Apoio à Gestão de Organizações da Sociedade Civil; Cultura e Artes; Defesa de Direitos; Educação; etc. Essas ferramentas irão permitir, inclusive, que os próprios associados conheçam quem são os seus pares e possam articular iniciativas em conjunto.

Há ainda a seção de publicações, com todos os materiais produzidos pelo GIFE, assim como de pesquisas, estudos e livros elaborados por parceiros sobre temáticas relevantes para o investimento social privado, além das páginas com os principais cursos, eventos e vagas na área de terceiro setor.

A partir do site, o RedeGIFE – boletim semanal da instituição – também ganhou um layout mais atrativo e irá disseminar novos conteúdos disponibilizados na plataforma virtual.

Segundo Mariana, as novas iniciativas da organização junto aos meios digitais têm trazido resultados, como a ampliação dos internautas que passaram a acompanhar o página do Facebook – já são cerca de 15 mil curtidas – e a presença cada vez maior de participantes nos debates online produzidos pelo GIFE no Canal do Youtube, que passaram de 30 para 150 pessoas acompanhando as principais discussões do campo do investimento social privado.

Comunicação em foco

A nova iniciativa do site vem ao encontro de um intenso movimento no GIFE em olhar para a Comunicação cada vez com mais atenção. O tema se tornou, inclusive, uma das agendas estratégicas de trabalho da organização.

A proposta é pensar de que forma a Comunicação deve fazer parte cada vez mais da estratégia das instituições. “Ou seja, pensar a Comunicação em todos os momentos, como parte de todos os processos das organizações, e não apenas como divulgação. A ideia é que a Comunicação ajude a conquistar a confiança e apoio da sociedade e alavancar a transformação social”, comenta a coordenadora do GIFE.

Mas, será que os investidores sociais já estão atuando dessa forma? Quais os caminhos para conseguir que a Comunicação seja de fato estratégica nos institutos, fundações e empresas? Diante desse cenário que ainda está sendo desenhado, um grupo de profissionais que atuam com Comunicação nos associados, decidiu se reunir, a convite do GIFE, para pensar, trocar experiências e construir, juntos, algumas possibilidades de fortalecer essa perspectiva no investimento social privado.

O primeiro encontro foi realizado em São Paulo, no dia 16 de setembro, e reuniu representantes do Instituto Natura, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Fundação Bunge, Instituto Ayrton Senna e Instituto Arapyaú. Na ocasião, os participantes puderam compartilhar suas experiências, a forma de atuação de cada organização em relação ao campo da Comunicação, os desafios atuais nesse tema, assim como alinhar suas expectativas em relação ao grupo.

André Corrêa, coordenador de Comunicação da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, por exemplo, comentou a respeito de como a instituição tem procurado se posicionar e estimular muito mais a sua causa – que é o fortalecimento às ações voltadas à primeira infância – do que necessariamente a sua marca, a fim de se tornar referência no campo. “Mas é um desafio diário. É preciso que essa visão seja incorporada por todos no dia-a-dia”, disse.

Já Cynthia Rosenburg, gerente de Comunicação do Instituto Arapyau, compartilhou também as iniciativas que a organização vem desenvolvendo neste campo. Uma delas foi a elaboração da publicação A Comunicação na Era Digital: O desafio de buscar a relevância em meio ao ruído, que busca investigar o que está acontecendo no mundo da Comunicação.

O documento analisa – a partir de diversos estudos, pesquisas e observações atuais – as transformações no universo da informação sob três ângulos: do formato e da tecnologia; do modelo de negócio e do financiamento; da cultura e dos valores. Os capítulos descrevem como esse universo se organizava nesses três aspectos e o que mudou com o advento do meio digital, com exemplos internacionais e nacionais.

A pesquisa serviu como base para algumas reuniões e debates a fim de discutir de que forma a filantropia pode responder a esse novo cenário da Comunicação e se seria importante ter mais investimento social privado apoiando as novas iniciativas no campo da Comunicação. “Acreditamos que é preciso viabilizar a transformação do jornalismo se queremos uma sociedade mais democrática”, comentou Cynthia.

Assim, como parte desse processo, o Arapyaú vai apoiar a iniciativa “Jornalismo em Fluxo”, que será comandada por Bruno Torturra. A proposta será promover uma série de diálogos sobre a crise, as oportunidades e a rápida transformação do jornalismo brasileiro na sociedade em rede.

O grupo pretende também se reunir em outubro, após o ComNet – The Communications Network Annual Conference, congresso internacional de comunicação na área social, que será realizado de 30 setembro a 2 outubro, em San Diego, nos Estados Unidos. A coordenadora de Comunicação do GIFE e alguns associados estarão presentes na ocasião e pretendem, em seguida, compartilhar suas impressões com os demais participantes do grupo.

Além disso, o GIFE irá promover um debate online sobre Comunicação e investimento social privado no dia 17 de novembro, às 17h. O Convite será enviado em breve, mas os interessados em participar da iniciativa podem enviar um e-mail para: [email protected]

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional