GIFE lança primeiro banco de dados sobre investimento social no Brasil

Por: GIFE| Notícias| 04/08/2011

Clique aqui e acesse o recém-lançado Censo GIFE Online!

O GIFE lançou nesta quinta-feira, dia 4 de agosto, o Censo GIFE Online, primeiro banco de dados online sobre o investimento social realizado pela iniciativa privada no Brasil. Baseado no Censo GIFE, mapeamento bienal que o Grupo faz sobre o investimento social de seus associados, o objetivo da plataforma é que nos próximos anos extrapole os limites da Rede e reúna também informações de todo o campo do investimento social privado brasileiro.
Mais do que o incentivo à pesquisa e democratização de dados, a iniciativa é inédita pois será o primeiro lavantamento sistemático a apontar os números do investimento social nacional, hoje, esparsos e pouco profundos.
“O Censo online traz, por exemplo, os orçamentos planejados e quanto destes foram realmente realizados pelas organizações, tal como filtros para cruzamentos. No entanto, ainda estamos em uma versão ‘beta’, pois ainda vamos disponibilizar novas funcionalidades e filtros mais complexos”, explicou a coordenadora de Conhecimento do GIFE, Pamela Dietrich, ao apresentar o Censo a 140 convidados, além das quase 300 pessoas que acompanhavam o lançamento pela internet.
“Até então, o Censo GIFE levantava uma série de informações sobre ISP e nós selecionávamos algumas para análise e publicação. Agora, esses dados estarão disponíveis a todos, que poderão viabilizar os cruzamentos que desejarem”, explica o gerente de Programas do GIFE, Andre Degenszajn.*
Realizado pelo GIFE e Itaú Cultural, com parceira técnica do IBOPE Inteligência/Instituto Paulo Montenegro, o Censo GIFE estima que sua rede de associados investe no país cerca de R$ 2 bilhões (2010), apontando um crescimento em relação a 2008 – R$ 1,3 bilhão.
Com o patrocínio de Oi Futuro, Petrobrás, Fundação Vale, Instituto Camargo Corrêa e Fundação Bradesco, o levantamento também mostra que a Rede GIFE beneficiou cerca de 24 milhões de brasileiros (2010). As áreas de Educação (82%), Juventude (60%) e Cultura (60%) seguem concentrando o maior número de investidores (estes dados não são por valor investido, mas por investidor ou beneficiados); e a de Meio Ambiente foi a que mais cresceu nos últimos cinco anos.
O lançamento contou também com um debate aberto sobre como qualificar o investimento em Cultura, área de atuação que tem um estudo especial no Censo . Nele, participaram especialistas como Leonardo Brant (Portal Cultura e Mercado), Evelyn Ioschpe (Fundação Iochpe) e o curador e crítico de arte Paulo Sérgio Duarte, quando foi possível entender porque muitas organizações fazem da arte e cultura não um investimento fim, mas instrumento para sua atuação em outras áreas.
O diálogo teve como base o Dossiê de Cultura realizado pelo GIFE. Nele, é possível notar que, apesar de ser a segunda principal área de atuação, apenas 4 associados (de um total de 102 pesquisados), se dedicam prioritariamente à Cultura.
Veja cobertura

* Clique aqui e acesse a apresentação, feita por Andre Degenszajn durante o evento, com dados do Censo GIFE.

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