GIFE lança sua primeira campanha institucional
Por: GIFE| Notícias| 20/02/2006Em comemoração aos seus dez anos de fundação, o GIFE lançou no último dia 16 de fevereiro a primeira campanha institucional de sua história. Criada pela agência DM9DDB e doada pelo Grupo YPY, a campanha visa disseminar no país os conceitos centrais que norteiam as ações do GIFE e de seus 86 associados.
O desafio para a agência foi traduzir em imagem e mensagem a complexidade que envolve os conceitos e práticas do investimento social privado – que é repasse voluntário de recursos privados para fins públicos, por meio de projetos sociais, culturais, ambientes de forma planejada, sistemática e monitorada.
A fórmula encontrada foi uma linguagem que vai direto ao ponto que diferencia as ações sociais da rede GIFE de ações bem intencionadas mas que nem sempre geram os resultados necessários, não promovem a transformação almejada. A campanha faz um convite aos empresários brasileiros a empregarem seu know-how de gestão, planejamento, foco em metas e resultados no desenvolvimento de projetos que beneficiem a sociedade brasileira.
A campanha leva a questão social para a esfera empresarial, utilizando elementos típicos do dia-a-dia das indústrias e do mundo dos negócios. “”Afinal, os projetos do GIFE são concebidos, implementados e geram resultados concretos como os projetos de empresas: após muita pesquisa, com adequação e metas claras””, explica o presidente da DM9DDB, Sergio Valente.
Criada por Rodrigo Bombana e Edson Oda, a campanha conta com seis anúncios de página dupla para mídia impressa (revistas, jornais, com versão para pôster e banner eletrônico para site), spot de 30 segundos para rádio e comercial de 30 segundos para a mídia eletrônica.
Sob o mote “”Fazemos projetos sociais como os projetos da sua empresa””, os anúncios da campanha, com ilustrações do 6B Studio, de Brasilio Matsumoto, remetem à área de atuação de empresas de diferentes segmentos da economia. O complemento da frase varia conforme o segmento sempre reforçando a idéia de que no campo social também é preciso atingir metas, ter projetos sob medida, desenhados milimetricamente, sem desperdício de recursos e de energia, e assim por diante. Todas as mensagens fecham com a fala: “”GIFE 10 anos. Ações Sociais de Resultado””
O comercial de TV segue a mesma linha gráfica, também apresentando linhas que formam projetos remetendo a três áreas – construção civil, eletrônica e têxtil.
Essa iniciativa faz parte de uma parceria entre GIFE e o Grupo YPY de Comunicação – holding formada pelas agências Africa, DM9DDB, Loducca, MPM e Tudo e é fruto de ideais e princípios compartilhados.
Segundo João Augusto Valente, presidente do Grupo YPY de Comunicação, o engajamento das agências da holding a causas sociais traduz a filosofia do grupo de contribuir para a construção de um Brasil mais justo e uma nação mais forte, utilizando toda a sua expertise em campanhas e trabalhando em prol, sobretudo, de projetos ligados à educação, “”visto que a educação é o principal fator para a igualdade social e o desenvolvimento de um país.””
Para o presidente do GIFE, Hugo Barreto, a campanha também revela o momento oportuno para esse grupo seguir uma tendência mundial que fala do trabalho em rede, da sociedade articulada em rede, para passar a atuar como Rede GIFE de Investimento Social Privado.
Fernando Rossetti, secretário geral do GIFE, ressalta que o texto da campanha chama atenção para a atuação da rede de associados. A rede é que faz ações sociais de resultado. O GIFE apóia essas ações sistematizando informações, promovendo cursos e eventos, aconselhamento estratégico e criando ambiente para que o relacionamento entre esses investidores sociais propicie a troca de experiências, a formação de parcerias, a otimização de recursos, a criação de indicadores, estimule a articulação e mobilização política, entre outras.
Rossetti diz ainda que a campanha tem um papel importante ao procurar trabalhar no imaginário coletivo brasileiro a idéia de que fazer ação social é gerar transformação, é mostrar resultado.