GIFE oferece curso de Gestão de Política Cultural

Por: GIFE| Notícias| 07/10/2010

Fornecer subsídios teóricos e práticos para o desenvolvimento de políticas culturais em ambiente privado. Esta é a principal proposta do sexto módulo do curso instrumental Ferramentas de Gestão, em São Paulo, promovido pelo GIFE nos dias 29 e 30 de outubro (sexta, das 9h às 18, e sábado, das 9h às 16h) .

Realizado com o apoio do Instituto Itaú Cultural, este módulo se propõe a apresentar e analisar os diversos tipos de financiamento à cultura, do mecenato ao investimento cultural privado, passando pelo marketing cultural, comentando cases e oferecendo ferramentas para gestão e acompanhamento de projetos.

“”A proposta do curso é atender à crescente demanda por conhecimento e profissionalização das ações sociais desenvolvidas pelas organizações do terceiro setor e pela iniciativa privada”, explica o gerente da área de Conhecimento do GIFE, André Degenszajn.

Para ministrar a aula, o GIFE convidou o consultor Leonardo Brant, pesquisador de políticas culturais. Presidente da Brant Associados, responsável pelo desenho do investimento privado de empresas como Avon, Bombril, Comgás, Fundação Vale, Instituto Vivo, entre outras. Autor do livro O Poder da Cultura, entre outros e editor do site Cultura e Mercado. Fundou e presidiu o Instituto Pensarte (Brasil) e Divercult (Espanha).

Leia artigo de Leonardo Brant – Política Cultural, entre o público e o privado

Conteúdo programático:
– Princípios, histórico, principais conceitos relacionados às políticas culturais contemporâneas;

– Elaborando uma política cultural: etapas, instrumentos e categorias interdependentes de atuação de uma política, explicados e comentados;

– Investimento Cultural Privado: modelos de investimento e breve histórico do mecenato no Brasil. Discussão sobre os mecanismos de incentivo à cultura;

– Desenvolvimento de uma política cultural na prática;

– Indicação de referências bibliográficas e caminhos para aprofundamento posterior do aluno nos temas.

O curso ocorre na sede do Instituto Itaú Cultural, na Av. Paulista 149, em São Paulo – SP (em frente à estação Brigadeiro do Metrô).
As inscrições devem ser feitas exclusivamente na seção Cursos GIFE, deste site, onde estão disponibilizadas as informações completas sobre conteúdo, consultores e valores. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo tel. (11) 3816 1209, ramal 56, ou pelo e-mail: [email protected].
Conheça a programação do próximo módulo:
Módulo 7 – Gestão organizacional, administrativa e financeira de organizações sociais
26 e 27 de novembro
Consultor
Eleno Gonçalves Jr.
é formado em administração de empresas pela EAESP/FGV (1999), especializou-se em Gestão de Iniciativas Sociais pela UFRJ (COPPE, em 2002), e possui dez anos de atuação como administrador, em organizações de diferentes perfis, como o Grupo Pão de Açúcar, o Museu de Arte Moderna de São Paulo, a Cidade Escola Aprendiz (COMGÁS) e outras, atuando tanto em áreas de gestão de pessoas quanto financeira. Há cerca de três anos é gerente institucional do GIFE – organização da sociedade civil de interesse público que reúne investidores sociais privados do Brasil. Coordenou em 2009 a publicação da primeira edição do Guia das Melhores Práticas de Governança para Fundações e Institutos Empresariais.

Organizações que estiverem interessadas em promover uma edição do Curso Ferramentas de Gestão customizada, podem contratar o formato IN COMPANY, conheça o trabalho!

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional