GIFE oferece curso sobre cenário social e legislação do terceiro setor

Por: GIFE| Notícias| 02/04/2007

Nos próximos dias 12 e 13 de agosto, o GIFE realiza o primeiro módulo da edição 2010 do curso instrumental Ferramentas de Gestão, no Rio de Janeiro. Realizado com o apoio do Instituto Coca-Cola Brasil, a primeira aula terá como tema o Cenário Social e Legislação para o Terceiro Setor.

Esse primeiro módulo, de uma série de cinco, busca ampliar a visão sobre o processo histórico de envolvimento e participação da sociedade civil no desenvolvimento social do país, e disponibilizar as principais bases legais que regulamentam as organizações do terceiro setor.

Os interessados podem optar por módulos avulsos ou pacotes, o que permite ao aluno construir seu plano de estudo de acordo com seu interesse e necessidade de aprendizagem. “”A proposta do curso é atender à crescente demanda por conhecimento e profissionalização das ações sociais desenvolvidas pelas organizações do terceiro setor e pela iniciativa privada””, afirma o secretário-geral do GIFE, Fernando Rossetti.

Os professores do módulo serão Eduardo Szazi, advogado, consultor jurídico do GIFE e autor do livro Terceiro Setor – Regulação no Brasil (GIFE e Editora Peirópolis, 2000). Foi integrante do Grupo de Trabalho de Reforma do Marco Legal do Terceiro Setor na gestão de Fernando Henrique Cardoso.

Ao seu lado, ministrará a aula Fernando Rossetti, que além de ser secretário-geral do GIFE, é chairman da Wings (Worldwide Initiatives for Grantmakers Support), comentarista do Canal Futura desde 1997, Synergos Senior Fellow e líder-parceiro Avina.
“Os módulos são conduzidos por consultores com ampla experiência nas suas respectivas áreas e afinados com a perspectiva do GIFE sobre o campo social. O curso traz uma combinação de conceitos fundamentais e conteúdos práticos sobre temas relevantes para gestores de projetos sociais e profissionais interessados em ampliar seu conhecimento sobre o terceiro setor”, afirma o gerente da área de Conhecimento do GIFE, André Degenszajn.
O curso ocorre na sede do Instituto Coca-Cola Brasil, localizado na Praia do Botafogo, 374 – 13º andar.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente na seção Cursos GIFE deste site, onde estão disponibilizadas as informações completas sobre conteúdo, consultores e valores. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo tel. (11) 3816 1209, ramal 56, ou pelo e-mail: [email protected] .

Programação

Módulo 2 – Comunicação e Marketing para Organizações da Sociedade Civil
16 e 17 de Setembro
Consultor: Judi Cavalcante é jornalista graduado pela PUC/SP e especialista em gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas pela ECA/USP. Já atuou na gestão do GIFE e atualmente também leciona na FGV.
Módulo 3 – Elaboração e Avaliação de Projetos
27 e 28 de Setembro
Consultora: Thereza Penna Firme é Coordenadora do Centro de Avaliação da Fundação Cesgranrio, consultora nacional e internacional em avaliação, e Professora Adjunta aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. É Ph.D em Educação e Psicologia. Trabalhou na avaliação da reforma educacional de El Salvador, por contrato da USAID, EUA. Foi Diretora de Pós-Graduação em Educação da UFRJ.
Módulo 4 – Planejamento Estratégico
4 e 5 de Outubro
Consultor: Antonio Luiz de Paula e Silva é a Associado ao Instituto Fonte, mestre em Administração pela FEA/USP (2001), engenheiro agrônomo pela ESALQ/USP (1985), desde 1989 trabalha com projetos de desenvolvimento social. Fellow da Ashoka Empreendedores Sociais (1988) e autor do livro “Utilizando o Planejamento como Ferramenta de Aprendizagem” (Editora Global, 2001). Atualmente com 45 anos, é casado, tem três filhos e reside em Bauru, no interior de São Paulo.
Módulo 5 – Sustentabilidade e Mobilização de Recursos
25 e 26 de Novembro
Consultor: Ricardo Falcão é gerente da RFALCÃO Consultoria e Planejamento LTDA. Formado em economia, consultor na área de elaboração, gerenciamento e avaliação de projetos, planejamento estratégico, captação de recursos, foi 11 anos financiador para agências internacionais. Instrutor do Curso de Elaboração de Projetos e a Captação de Recursos do MBA em Gestão Cultural e em Gestão Social da Universidade Candido Mendes e do MBA/UFRJ em Terceiro Setor, GIFE, IEE-PUC/SP, IBAM/RJ, VIVA RIO–ISER/RJ, SEBRAE/RJ, UNB/Finatec, PUC/MG, Ministério da Saúde, Suzano Papel & Celulose, Prefeitura de Sete Lagoas entre outros.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional