GIFE participa de importante discussão sobre o investimento social comunitário, promovida pelo ICom, em Florianópolis

Por: GIFE| Notícias| 13/11/2013

GIFE participa de importante discussão sobre o investimento social comunitário,

promovida pelo ICom, em Florianópolis

Realizado em 07.11.2013, em Florianópolis, o “Encontro Internacional: aprendizados e oportunidades do investimento social comunitário” configurou-se em um espaço de reflexões e propostas de avanços no Brasil de um tipo de investimento que está na vanguarda do desenvolvimento das comunidades em todo o mundo. Participaram das discussões profissionais que estão na linha de frente de fundações internacionais, pesquisadores e lideranças da sociedade civil brasileira. O evento proporcionou intercâmbio de conhecimento e inspiração para a inovação no investimento social comunitário no Brasil.

O inglês Barry Knight, diretor executivo da Centris, apresentou fatos e estatísticas sobre o investimento comunitário que dialogam diretamente com uma visão do desenvolvimento do investimento comunitário no mundo, trazida por Jenny Hodgson, do Fundo Global de apoio a Fundações Comunitárias, sediado na África do Sul. Em seguida, Nick Deychakiwsky (C.S. Mott Foundations), colocou oportunidades e desafios vivenciados pela Mott Foundation em seus programas de apoio a inciativas de investimento social.

Foi apontado que esse campo tem crescido e se diversificado no mundo e que se insere como parte da nossa cultura de retribuição e dos círculos de doação, que estão em nossa natureza. O investimento social comunitário proporciona narrativas alternativas de desenvolvimento comunitário a partir de culturas e filantropias locais, estimulando modelos diferentes de distribuição de poder, o que é fundamental para a participação e envolvimento das comunidades em seus próprios caminhos de desenvolvimento.

A conversa que seguiu com os participantes, representantes de fundações comunitárias ibero-americanas, redes de investimento social privado e empresas, institutos e fundações interessados no tema, trouxe muitos pontos interessantes acerca do investimento social comunitário capaz de construir ativos, capacidades e confiança locais. Entre esses pontos está a importância do investimento na identificação de ativos e valores locais e no esforço de fortalecimento desses para o desenvolvimento local, como parte do desejo privado de fazer doação. Nesse sentido, é preciso estabelecer parcerias que alavanquem o impacto das organizações comunitárias.

A publicação “Em Defesa do Investimento Social Comunitário: como essa prática constrói ativos, capacidades e confiança locais – e por que ela faz a diferença” traz características do desenvolvimento comunitário como sendo organizado e estruturado. Autodirigido, funciona como arquitetura aberta, fortalecendo e construindo a sociedade civil, por meio de recursos e ativos locais e em busca de uma sociedade civil e igualitária. Essa publicação aponta ainda caminhos para o alcance de bons resultados a partir do investimento social comunitário que chegam no aprimoramento dos processos de desenvolvimento local. É uma boa leitura, inspiradora para o investimento social privado, e está disponível em http://www.icomfloripa.org.br/icom/wp-content/uploads/2013/10/Em-defesa-do-Investimento-Social-Comunitário.pdf

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional