GIFE participa de reunião do Conselho de Desenvolvimento Social

Por: GIFE| Notícias| 16/12/2002

O presidente do GIFE, Léo Voigt, participou na tarde da última sexta-feira (13/12), em Brasília (DF), da segunda reunião preparatória para a composição do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O órgão será uma importante instância de discussão entre o Executivo e a sociedade civil. É dele que deverão sair diversas propostas para a área social.

“”Nossa presença neste encontro ainda não significou que faremos parte do futuro Conselho, pois essa decisão cabe ao presidente eleito. Entretanto, o GIFE demonstrou interesse em colaborar, de maneira crítica e parceira, com o programa social do próximo governo””, afirma Voigt.

Segundo ele, o GIFE pode contribuir com o novo governo mobilizando sua rede de associados e suas alianças para debater e articular ações em parceria com a nova política para a área social. A partir disso, estará disponível a larga experiência que essa rede de organizações possui na execução de projetos sociais de interesse público e as tecnologias desenvolvidas ao longo do tempo para o combate à pobreza.

“”A participação do GIFE nesta reunião preparatória é um indício de que o novo governo reconhece a importância do investimento social privado na proposição de soluções para as desigualdades sociais da sociedade brasileira””, comenta Voigt.

Compromisso – Além do GIFE, estiveram presentes ao encontro lideranças da sociedade civil, de entidades de classe e empresários que participaram das reuniões preparatórias para a montagem do órgão. “”Durante a reunião, o presidente Lula reafirmou seu compromisso com o Conselho e garantiu que este será um órgão de consulta para a tomada de decisões””, conta Voigt.

Para o presidente do GIFE, o novo governo está demonstrando uma atitude envolvente e inovadora na política brasileira ao pensar uma proposição e submetê-la à sociedade. “”A composição da reunião preparatória demonstra a pluralidade nos processos de decisão. Lula estimula a participação sem perder a identidade””, avalia.

Durante o encontro, o presidente eleito anunciou os nomes dos ministros Roberto Rodrigues (Agricultura), Celso Amorim (Relações Exteriores), Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento) e Marina Silva (Meio Ambiente). Também foi relatado aos presentes os resultados das viagens internacionais (Argentina, Chile, Estados Unidos e México) realizadas nos últimos quinze dias pelo presidente eleito.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional