GIFE promove curso sobre desenvolvimento e gestão do voluntariado

Por: GIFE| Notícias| 27/07/2015

O GIFE realiza, nos dias 12 e 13 de agosto, mais uma edição do curso “Desenvolvimento e Gestão do Voluntariado”, em São Paulo.

Durante a formação os participantes poderão conhecer conceitos, ferramentas e diferentes metodologias de diagnóstico, planejamento, comunicação e avaliação de programas de voluntariado, assim como as implicações jurídicas e éticas envolvidas em atividades com esse enfoque.

A proposta do curso é levar também os participantes a entender como o voluntariado se relaciona com as demandas da sociedade e como alinhá-lo à identidade e estratégia de negócios das empresas ou instituições.

A formação será ministrada por Flávia Moraes, que é sócia-diretora da FCM Consultoria em Sustentabilidade, além de professora do curso Sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial da FGV, conselheira do Centro de Referência em Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral e diretora da Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade.

Segundo Flávia, o voluntariado tem se tornado, a cada dia, uma das estratégias mais relevantes das iniciativas de responsabilidade social e, por isso, formações com esse enfoque se tornam importantes para que os gestores entendam como podem implementar programas mais efecientes e eficazes. “O voluntariado é também um instrumento importantíssimo para desenvolvimento da consciência cidadã e, justamente por isso, não pode ser feito de uma maneira amadora”, comenta.

A consultora aponda que atualmente os programas de voluntariado têm incorporado novas metodologias e propostas mais estratégicas, compreendendo melhor, inclusive, o impacto das atividades realizadas.

Entre os desafios enfrentados pelas organizações, está a implementação de programas onde existam a relação ganha-ganha-ganha. “Em primeiríssimo lugar tem que ganhar o beneficiário, afinal este público é a razão da existência dos programas. Em segundo, tem que ganhar o próprio voluntário, e não se trata apenas de fazê-lo se sentir bem por realizar ‘uma boa ação’, mas sim desenvolvê-lo e envolvê-lo nas questões sociais. E, por fim, tem que ganhar a instituição (seja ela uma empresa, um instituto ou uma fundação) que está promovendo o programa. Só avançaremos se entendermos que temos que ter conhecimentos específicos, interdependentes e sistêmicos sobre a nossa sociedade e as comunidades”, destaca Flávia.

Como participar

Os interessados podem fazer a sua inscrição pelo site. As atividades serão realizadas na sede do GIFE (Av. Brigadeiro Faria Lima, 2413 – 1° andar – Jd. Paulistano, São Paulo), das 9h às 18h.

 

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional