GIFE promove curso sobre mobilização de recursos

Por: GIFE| Notícias| 23/03/2015

Já estão abertas as incrições para o curso “Mobilização de Recursos para Organizações da Sociedade Civil”, que será realizado nos dias 13 e 14 de abril, em São Paulo.

A formação terá como facilitador Marcelo Estraviz, fundador e ex-presidente da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), e conselheiro do Greenpeace, do Instituto Filantropia, do Cidade Democrática e do Engajamundo. Marcelo é também presidente do Instituto Doar, que atua em prol da cultura de doação no Brasil.

O curso tem como proposta ensinar aos participantes os passos para elaboração de um plano de captação de recursos envolvendo diversificação de fontes. Entre os conteúdos a serem abordados estão: a importância da mobilização de recursos dentro da organização e da criação de uma área de captação; requisitos mínimos antes de começar a captar; os diversos potenciais doadores entre empresas, governos, fundações e indivíduos; planejamento de campanhas de captação; etc.

Marcelo Estraviz destaca a relevância da temática do curso para as entidades. “A mobilização tem importância dupla: a de financiar, de forma sustentável, uma organização; e a de fortalecer a legitimidade e reputação de uma entidade por meio da diversificação continuada dos recursos”, comenta.

Segundo o facilitador do curso, em geral, as ONGs colocam a captação como um problema, quando na verdade é uma solução. “É através dos recursos que se obtém que uma organização pode desenvolver a causa que defende. Outro aspecto importante é a visão que se tem do doador, como alguém fora do contexto. Se trabalhamos os doadores, envolvendo-os na causa, haverá a possibilidade de se obter muito mais do que aqueles recursos do momento. Com isso, teremos um doador fiel e animado, seja ele de pequenos recursos como também o de grandes recursos”, destaca.

Para fazer a inscrição, basta acessar a página do curso. A formação terá duração de 16 horas e será realizada no Instituto Itaú Cultural (Av. Paulista, 149 – Jd. Paulista).

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional