GIFE propõe planejamento colaborativo com a participação de diferentes setores

Por: GIFE| Notícias| 03/02/2014

Primeira etapa foi a realização de um encontro que contou com a presença de mais de 120 pessoas

O GIFE inicia 2014 com uma proposta diferenciada de planejamento estratégico a fim de estabelecer linhas de atuação para os próximos anos. A proposta é pensar o papel e o posicionamento da associação diante do novo momento pelo qual o investimento social privado se depara.

Andre Degenszajn, secretário-geral do GIFE, destaca as mudanças importantes pelas quais os Institutos e Fundações têm vivenciado, como a atuação muito mais articulada, com parcerias e coinvestimentos. “Isso mostra uma maturidade do setor e o início de uma transição de projetos micros para ações mais estruturantes, de políticas públicas, que visam construir impactos mais significativos na sociedade. Ou seja, se há dez anos o nosso papel era de promover articulações entre as iniciativas, esse passa a não ser mais a nossa grande contribuição”, aponta.

Além disso, Andre destaca outras questões observadas no investimento social atualmente, como o debate a respeito do alinhamento das ações dos investidores com o negócio das empresas. “Essa agenda demandará também do GIFE uma nova postura, a fim de analisar estes movimentos, apontar caminhos e riscos desta atuação”, completa André.

Diante deste cenário, a proposta do GIFE para este ano será estabelecer um planejamento muito mais colaborativo, num processo intenso de escuta, visando identificar as demandas colocadas.

“A proposta é pensar o GIFE como uma associação mais aberta e articulada a outros grupos sociais com interesses neste campo social. Ou seja, uma entidade capaz de dialogar com grupos de diferentes perspectivas, tanto os associados, como os demais stakeholders com os quais nos relacionamos”, comenta o secretário-geral do GIFE.

Para dar início a esse processo, a associação promoveu um encontro, no dia 22 de janeiro, chamado “O GIFE que queremos no novo contexto do investimento social”, que contou com a presença de 122 pessoas, entre associados, academia, governo, organizações sociais, consultores, empreendedores, entre outros.

Durante todo o dia, os presentes participaram de uma série de atividades para relembrar questões importantes desde o início da associação, levantar iniciativas atuais e traçar rumos para o futuro.

Na primeira etapa, divididos em grupos, os participantes apontaram as contribuições do GIFE no marco do investimento social ao longo destes anos. Para ajudar na tarefa, foram convidadas pessoas que tiveram atuação marcante na história do GIFE, como Neylar Lins, Marcos Kisil e Eduardo Szazi.

Na dinâmica, foram identificadas competências marcantes da associação, como a liderança na agenda do investimento social; grande capacidade de mobilização; legitimidade da articulação; provê oportunidade de desenvolvimento aos profissionais do setor; aponta tendências e difunde conhecimentos.

O segundo momento do encontro foi focado no presente, ou seja, nas tendências atuais do investimento social. Na atividade, despontaram questões como a busca de escala no investimento e alinhamento com políticas públicas, assim como a necessidade de marcos regulatórios específicos para o setor e métricas de impacto e aprimoramento de ferramentas de medição de impacto. Além disso, foi apontada a importância de se investir em novas formas de comunicação, como redes sociais.

Já no último momento do dia, os participantes tiveram a tarefa de pensar no que estaria estampado na capa de jornal em 2024 sobre o GIFE e quais seriam os caminhos para se atingir estas manchetes.

Na avaliação de Andre, o resultado final do encontro foi muito positivo. “A ação mostrou a grande capacidade de convocação do GIFE. Tivemos um grupo bastante representativo e os participantes reconheceram a força e a diversidade deste. O diálogo foi muito rico e a metodologia favoreceu a interação. Acredito que todos saíram satisfeitos, pois puderam aprender e contribuir com ideias e provocações”, destaca.

Próximos passos

A partir da sistematização das discussões geradas no encontro, o próximo passo do planejamento colaborativo será a realização de entrevistas individuais com alguns stakeholders. Será ainda realizado um workshop de co-criação com esse grupo de associados e lideranças a fim de criar as estratégias para um planejamento mais operacional.

Durante o Congresso em março, será apresentada a sugestão de um novo posicionamento do GIFE. A partir daí, a equipe irá trabalhar na definição dos modelos de atuação da organização, com um sistema de gestão, com objetivos, metas, indicadores e ações. O trabalho será apresentado durante a Assembléia Geral do GIFE no final de maio ou início de junho.

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