Global Forum discute o papel da Educação para os negócios

Por: | Notícias| 09/06/2008

Repensar o papel da educação para os negócios, com foco na sustentabilidade, promovendo a articulação entre quatro instâncias: universidades, empresas, poder público e sociedade civil. Essa é a proposta do Global Forum América Latina, encontro que acontece em Curitiba, de 18 a 20 de junho.

O objetivo é alinhar o perfil do profissional que as escolas de negócios têm formado com as necessidades de um mercado cada vez mais globalizado.

A iniciativa é do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), Unindus – universidade corporativa do Sistema Fiep, Case Western Reserve University (EUA), Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) e Instituto de Promoção do Desenvolvimento (IPD). Os resultados desta edição latino-americana serão levados ao Global Fórum mundial, marcado para 2009.

“”Além da responsabilidade econômica, os líderes e executivos deveriam ter responsabilidade social, perfil cidadão e empreendedor. Hoje, não basta visar apenas o lucro financeiro, a empresa também deve se preocupar com as questões ambientais, sociais e de sustentabilidade””, afirma o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, ressaltando que é necessário estabelecer uma conexão entre universidade e empresas, entre o que se pesquisa e o que o mercado demanda. “”A questão é estabelecermos uma cooperação estratégica para aproveitar a capacidade de inovar da universidade e o empreendedorismo das empresas””, afirma.

É dentro desta temática de articulação entre as instâncias que Oscar Motomura, fundador e principal executivo do Grupo Amana-Key, centro de excelência em gestão de alcance mundial com núcleo em São Paulo, falará sobre as alianças estratégicas entre empresas, universidades e sociedade cooperando para a sustentabilidade. Motomura começou sua carreira no Brasil numa multinacional da área financeira, chegando à posição de alta administração aos 26 anos de idade. Fundou sua própria empresa, ponto de início do Grupo Amana-Key, aos 28 anos. Hoje é considerado um dos mais criativos especialistas em estratégia do país.

Outro destaque do evento é a participação do consultor indiano Ram Charan, identificado pela revista Fortune como o maior especialista em governança corporativa. Listado entre as dez maiores fontes para programas de desenvolvimento de executivos pela BusinessWeek, Charan já atuou nos bastidores de grandes corporações como DuPont, General Eletric, Ford, Duke Energy e Verizon e falará sobre “”os desafios estratégicos da cooperação para a sustentabilidade””.

Para mais informações e inscrições, acesse: www.globalforum.com.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional