Globo promove o III Seminário Educação: Mitos e Fatos em São Paulo

Por: GIFE| Notícias| 22/06/2015

Com o objetivo de discutir a respeito das diferentes percepções sobre a educação dos jovens no Brasil, a Globo promove, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Fundação Roberto Marinho e a Globonews, o III Seminário ‘Educação: Mitos e Fatos’, no dia 23 de junho, em São Paulo.

A proposta da iniciativa é provocar uma reflexão a respeito de diversas afirmações que são constantemente reforçadas sobre a educação no Brasil que acabam soando como verdades irrefutáveis. Mas, será que são mesmo?

Nesta edição, o encontro irá debater quatro temas: “O jovem não se interessa pela escola?”; “A família perdeu o controle, o jovem só estuda se quiser?”; “As novas tecnologias atrapalham os estudos?”; e “Mais do que a escola, o trabalho é a prioridade dos jovens?”.

Beatriz Azeredo, diretora de Responsabilidade Social da Globo, destaca que o recorte sobre o tema de juventude foi escolhido, tendo em vista que, diferentes pesquisas mostram que essa faixa etária é um dos grandes gargalos da educação no país. “O segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ano 9ºano) apresenta indicadores preocupantes, com altos índices de reprovação, além de evasão escolar. Hoje, de cada 100 estudantes que ingressam no Ensino Fundamental, apenas 36 concluem o Ensino Médio. Além disso, os adolescentes de 15 a 17 anos são, hoje, o grupo mais atingido pela exclusão: mais de 1,7 milhão deles estão fora da escola, segundo dados do Pnad 2011. Entre os que estão matriculados, 35,2% (em torno de 3,1 milhões) ainda frequentam o Ensino Fundamental”, comenta a diretora.

Mais de 150 pessoas de São Paulo (SP), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA) foram ouvidas por jovens mobilizadores que participaram do Papus – plataforma de diálogos realizada no fim de 2014 como parte do Menos30, projeto de relacionamento com jovens da Globo – sobre os temas e terão seus depoimentos exibidos durante a atividade. “Acreditamos que para discutir questões relacionadas à juventude, temos que chama-los para o centro das discussões. Por isso, uma novidade deste ano é justamente essa coleta dos depoimentos realizada por quatro jovens, que indicaram uma escola em cada cidade para realizarmos as entrevistas”, comenta Beatriz.

Para refletir sobre esses mitos e/ou fatos, o seminário contará com a participação do jornalista e escritor Fernando Gabeira; do jornalista André Gravatá, co-autor do livro “Volta ao mundo em 13 escolas”;  da especialista em Direitos Humanos Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare; e da educadora Sintian Schmitd, assessora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação em Caxias do Sul.

Durante o seminário, quatro jovens irão apresentar projetos educacionais de escolas públicas em diversas cidades do país. Entre os exemplos a serem compartilhados no seminário está o Projeto Escola Parque – Centro Educacional Carneiro Ribeiro, da Bahia, que foi reconhecido pela Unesco como modelo educacional, assim como o Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (Cieja) Campo Limpo, de São Paulo, que tem uma proposta de aproximação com a comunidade e um diálogo ativo com os estudantes.

O evento será direcionado a convidados, como educadores, formadores de opinião, jornalistas e lideranças do setor.

Compartilhando conhecimentos

As duas edições anteriores do seminário geraram uma publicação, que procura desvendar o que é mito e o que é fato na educação brasileira. O povo brasileiro não valoriza o estudo? O jovem está realmente desinteressado? O ensino é ruim porque o salário dos professores é baixo? Falta tecnologia à sala de aula? São algumas das perguntas que tentam ser respondidas no material. Além dos principais momentos dos debates, a publicação traz depoimentos, fruto das conversas com as pessoas entrevistadas nas ruas, além de declarações de formadores de opinião, representantes da sociedade civil, organizações não governamentais, projetos sociais, movimentos e campanhas.

Serviço:

III Seminário ‘Educação: Mitos x Fatos’

Data: 23 de junho

Horário: 8h30 às 11h

Local: Rua Evandro Carlos de Andrade, 160 -1º andar – Itaim Bibi, São Paulo
Informações: pelo e-mail [email protected] ou telefone: (11) 5632-3133

Globo e Fundação Roberto Marinho são associados GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional