Governança em pauta: curso debaterá tema com fundações e institutos empresarias

Por: GIFE| Notícias| 20/10/2014

Cada vez mais recorrente nos debates relacionados ao fortalecimento do terceiro setor, a questão da governança corporativa para organizações da sociedade civil tem mobilizado especialistas, organismos setoriais, além de fundações, institutos e empresas. Nesse sentido, mais um curso pretende colocar o tema em debate no próximo mês.

Promovido pelo GIFE e pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), o curso Governança para Fundações e Institutos Empresariais acontecerá nos dias 13 e 14 de novembro, das 8 às 17h30, em São Paulo. O conteúdo do evento é pautado nas reflexões do Guia das Melhores Práticas de Governança para Fundações e Institutos Empresariais, e traz conceitos fundamentais para a adoção e aprimoramento da governança.

Boas práticas de governança geram um clima de confiança entre todos os stakeholders e aumentam a segurança dos doadores e mantenedores a respeito do bom uso de seus recursos. Engajados no aperfeiçoamento da governança de fundações e institutos empresariais (FIEs), os organizadores procuram, por meio dessa iniciativa, aprofundar os benefícios e os principais desafios para a adoção das melhores práticas.

Entre os temas programados para o curso, os participantes poderão discutir a importância da governança e seus benefícios, analisar os principais órgãos de governança e seus respectivos papéis, refletir sobre a relação entre institutos e fundações e suas mantenedoras e discutir boas práticas de gestão e prestação de contas.

O evento é voltado, principalmente, para conselheiros, executivos e administradores de fundações ou institutos empresariais, gestores de responsabilidade social empresarial, investimento social ou sustentabilidade e consultores e pesquisadores interessados no tema.

O perfil dos alunos permite uma troca entre pares muito interessante, trazendo o debate das realidades e experiências vivenciadas por cada um, além dos casos apresentados pelos instrutores que traçam um paralelo sobre as práticas diárias e a implantação das melhores práticas de Governança”, explica Rodrigo Trentin, Gerente de Capacitação do IBGC.

Toda a programação foi pensada para estimular o debate e a reflexão dos participantes, além da troca de experiência e a análise de boas práticas do setor. Ao longo dos dois dias de evento, o público terá acesso a aulas expositivas e dinâmicas com os instrutores que visam contrapor conhecimentos prévios e a prática dos agentes da governança. A organização recomenda a leitura prévia do Guia para Fundações e Institutos Empresariais, disponível online , para qualificar a experiência durante o evento.

A expectativa com o curso é apresentar como as Melhores Práticas de Governança tem aderência às fundações e institutos empresariais gerando mais eficiência e valor relacionados a sua missão”, conclui Rodrigo Trentin.

Conheça os facilitadores dessa edição

Armando Matiolli

Diretor da Mapsandmetrics, empresa de consultoria especializada em estratégia empresarial, governança corporativa e balanced scorecard. Executivo por mais de 25 anos, quando ocupou cargos de diretor superintendente ou diretor geral em empresas como Cerâmica Gyotoku, Klabin, Saint Gobain, etc. Engenheiro Industrial pela FEI e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP, onde lecionou Estratégia Empresarial. Atualmente leciona Estratégia Empresarial, Balanced Scorecard e Governança Corporativa nos cursos de MBA da FIA. Como consultor tem prestado serviços de consultoria e treinamento para empresas dos mais diversos setores. É conselheiro certificado pelo IBGC.

Eduardo Szazi

Sócio de Szazi, Bechara e Storto Advogados, atuante nas áreas de terceiro setor, meio ambiente e negócios sustentáveis. É consultor jurídico do GIFE e membro da International Society for Third Sector Research e do Advisory Board do International Center for Nonprofit Law. É bacharel em Direito pela Universidade São Paulo, pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e Doutor em Direito pela Leiden University.

Eleno Goçalves Jr.

Formado em administração de empresas pela EAESP/FGV (1999) e especializou-se em Gestão de Iniciativas Sociais pela UFRJ (2002). Possui quinze anos de atuação como administrador em organizações de diferentes perfis, como o Grupo Pão de Açúcar, o Museu de Arte Moderna de São Paulo, a
Cidade Escola Aprendiz (COMGÁS) e outras, atuando tanto em áreas administrativas e financeiras, quanto nas áreas de gestão de pessoas, planejamento, projetos e da qualidade. De 2007 a 2011 foi gerente institucional do GIFE. Coordenou a 1a edição do “”Guia das Melhores Práticas de Governança para Fundações e Institutos Empresariais”” (IBGC e GIFE, 2009) e participou da elaboração do “”Investment Management Code of Conduct for Endowments, Foundations, and Charitable Organizations”” (CFA Institute, 2010). Entre os anos de 2011 e 2013, atuou como superintendente adjunto de operações do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Atualmente atua como consultor e conselheiro de Administração e Fiscal de ONGs e fundações.

Sérgio Mindlin

Sócio diretor da Ação Responsável, consultoria dedicada a investimento social privado e responsabilidade social empresarial. Fundador e atual presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos. Fundador e membro do conselho do Instituto Akatu. Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC, membro da Comissão de Estudos de Sustentabilidade de Empresas e do Colegiado de Apoio de Conduta do IBGC. Membro dos conselhos das fundações Roberto Marinho e Jari. Foi diretor presidente da Fundação Telefônica no Brasil, concentrada na promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Foi diretor presidente, membro do Conselho de Administração e diretor da Metal Leve S.A, empresa multinacional brasileira fabricante de autopeças de precisão. Foi conselheiro e diretor presidente da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança.

Serviço

Data: 13 e 14 de novembro Das 8h às 17h30
Local: Av. das Nações Unidas, 12.551 – 6o andar – São Paulo – SP

Investimento:

– Associados GIFE e IBGC: R$ 1.840,00
– Não Associado: R$ 2.420,00

Mais informações: (11) 3816 1209 ou [email protected]

Maíra/Lígia (comunicação)

Lígia (11) 31854242

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional