Governo convoca ONGs para o cadastro de projetos de incentivo à leitura

Por: GIFE| Notícias| 23/05/2005

O governo federal brasileiro, por meio do Ministério da Cultura, do Ministério da Educação e da Assessoria Especial da Presidência da República, está convocando a sociedade civil para o cadastro de projetos dentro do Vivaleitura, denominação no Brasil para o Ano Ibero-Americano da Leitura.

Visando fazer deste ano de 2005 o marco inicial da implementação de uma Política Nacional do Livro, Leitura e Bibliotecas, uma grande mobilização nacional tem acontecido para identificar, estimular a integração e dar visibilidade a tudo que já tem sido feito no país, além de promover novas iniciativas e parcerias.

Assim, organizações que desenvolvem projetos de incentivo à leitura – como fortalecimento da rede de bibliotecas, distribuição gratuita de livros, formação de mediadores, democratização do acesso e apoio a pesquisadores e escritores – podem inscrever suas ações no site www.vivaleitura.gov.br para fazer parte do calendário oficial de atividades do programa.

Aprovado pela Cúpula dos Chefes de Estado dos Países Ibero-Americanos, 2005 foi adotado por 21 países europeus e americanos como o Ano Ibero-americano da Leitura. Ele é coordenado pela OEI (Organização dos Estados Iberoamericanos), o Cerlalc (Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe), a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e os governos dos países da região.

Leia mais:

  • Atuação de investidores sociais privados impulsiona projetos de incentivo à leitura
  • Associe-se!

    Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

    Apoio institucional