Governo de São Paulo e Fundação Roberto Marinho assinam convênio para reconstrução do Museu da Língua Portuguesa

Por: GIFE| Notícias| 08/02/2016

A Fundação Roberto Marinho, em parceria com o governo do Estado de São Paulo e com a organização social ID Brasil, acaba de anunciar um convênio para reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, que teve boa parte do seu acervo e estrutura destruídos por conta de um incêndio.

O acordo estabelece que a Fundação Roberto Marinho será a responsável pela execução das obras de reconstrução, restauro e reinstalação do museu, inclusive com revisões museográficas, com colaboração da Secretaria da Cultura do Estado e da ID Brasil, responsável pelo gerenciamento do museu. A proposta é utilizar como referência o próprio projeto arquitetônico que orientou o restauro de 2006, com os ajustes necessários para sua atualização. A exposição original, baseada em recursos de multimídia, está totalmente preservada e deverá ser aprimorada.

O superintendente-executivo da Fundação Roberto Marinho, Nelson Savioli, explica que a instituição se colocou à disposição do governo para contribuir na reconstrução desse patrimônio que é único. “A equipe que ajudou a instalar o museu ainda está conosco [na Fundação Roberto Marinho] e ajudará na reconstrução e reinstalação do acervo. Outra coisa que nos deixa confortável é que a equipe que entregou o Museu do Amanhã no Rio de Janeiro vai estar aqui para ajudar a fazer o Museu da Língua Portuguesa voltar a funcionar.”

O convênio assinado na última semana vai garantir agilidade aos esforços iniciais para avançar com as obras de restauro, que serão alavancadas com a indenização do seguro, já que o edifício tinha apólice contra incêndio no valor total de R$ 45 milhões. A seguradora já vistoriou o local e está analisando o valor final. Além disso, outros parceiros e patrocinadores devem chegar para apoiar o projeto de recuperação.

Enquanto a obra não termina, o Museu da Língua Portuguesa continuará desenvolvendo suas atividades em outros espaços, promovendo o valor e a riqueza da língua falada pelos povos lusófonos. Estão sendo planejadas exposições itinerantes pelo interior do Estado de São Paulo, fortalecimento da plataforma educativa online e outras ações para o público da capital.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional