Governo, empresas e sociedade unidos para o desenvolvimento de cidades sustentáveis

Por: GIFE| Notícias| 01/06/2009

As cidades são como superorganismos e possuem um alto grau de sofisticação social e econômica. Mais de 50% da população mundial vive em centros urbanos e, no Brasil, o número ultrapassa os 81%, segundo dados do IBGE. Se observarmos que 5% da superfície do planeta corresponde às grandes cidades e que elas consomem cerca de 75% dos recursos energéticos, os custos de manutenção desse agrupamento humano no local são altos, seja na geração de trabalho, alimentação, lazer e educação, por exemplo.

Nesse sentido, como os diversos atores da sociedade podem construir uma agenda comprometida com a qualidade de vida dos habitantes da cidade? É possível elaborar e convergir a força política, social e econômica em prol de um conjunto de metas voltadas ao desenvolvimento sustentável?

“”Governos, empresas e sociedade unidos rumo ao desenvolvimento de cidades sustentáveis: já estamos caminhando nesse sentido?””, é o painel temático que acontece dia 16 de junho, às 11h30, com as presenças confirmadas de Celina Carpi, diretora executiva do movimento “”Rio Como Vamos””, Oded Grajew, do Movimento Nossa São Paulo, e, Leandro Piquet Carneiro, doutor em Ciência Política e pesquisador do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo (USP), Taubman Center e da Universidade de Harvard.

Conferência Internacional 2009

Evento promovido pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e realizado pelo UniEthos – Educação para a Responsabilidade Social e o Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, do Movimento Nossa São Paulo, da Rede Brasileira do Pacto Global e da São Paulo Turismo. Nos quatro dias de atividades, haverá plenárias, mesas redondas, painéis temáticos e oficinas de gestão que apresentarão visões, experiências e práticas sobre o tema central do evento.

Além disso, nesta edição, a Conferência terá rodas de diálogo nas quais os participantes poderão compartilhar suas idéias e apreensões com os convidados, a fim de encontrarem novos significados para o momento particular em que nos encontramos.

Como atividade paralela, a Conferência também conta com a segunda edição da Mostra de Tecnologias Sustentáveis.

As inscrições devem ser feitas apenas pelo site www.ethos.org.br/ci2009.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional