GP Ayrton Senna de Jornalismo anuncia finalistas

Por: GIFE| Notícias| 02/07/2010

O Instituto Ayrton Senna anunciou na última semana os finalistas da 10ª edição do GP Ayrton Senna de Jornalismo, que tem como foco Educação para o Desenvolvimento Humano. Das 1516 inscrições recebidas, realizadas por 682 jornalistas, de 217 veículos de comunicação, foram selecionados cinco trabalhos por categoria, sendo elas ‘Jornal’, ‘Televisão’, ‘Revista’, ‘Rádio’ e ‘Internet’, novidade nesta edição.

As matérias vencedoras serão divulgadas na cerimônia de premiação, que acontece em setembro, em São Paulo. O principal critério de seleção foi a visibilidade que as reportagens deram a diferentes aspectos da educação a ponto de transformar a realidade do ensino no Brasil.
Além das 5 melhores matérias por categoria, foram selecionados os veículos e jornalistas que concorrem à categoria especial Prêmio Ayrton Senna – Destaque Educação, concedido ao(s) jornalista(s) ou veículo que mais tenha contribuído para ampliar o debate sobre a Educação de qualidade no pais. Para esta categoria não haverá prêmio em dinheiro. O vencedor receberá uma homenagem durante o evento de premiação.
A avaliação dos trabalhos foi realizada por uma comissão de jornalistas composta por Caio Túlio Costa (professor de ética jornalística da Faculdade Cásper Lí¬bero, consultor de novas mídias, ex-ombudsman da Folha de S. Paulo, fundador e diretor do UOL); José Roberto de Toledo (coordenador de cursos e projetos da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, Abraji); Carlos Chaparro (jornalista, escritor, membro do conselho curador da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Intercom, e do conselho de ética da Associação Brasileira das Agências de Comunicação, Abracom).
Também participaram Cremilda Medina (escritora e professora de jornalismo da Eca/USP);Cesar Callegari (presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada ,IBSA, e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB. Membro do conselho de governança do movimento Todos pela Educação); David Moisés (diretor de Comunicação da Sangari, empresa voltada a soluções para a educação; co-autor do livro Prepare as Crianças para o Mundo, ex-editor e coordenador de produção jornalística do Grupo Estado); Cláudio Camargo (diretor de redação da empresa de comunicação integrada Ex-Libris e ex-editor das editorias Internacional e Brasil da revista Istoé); Milton Bellintani (ex –editor das revistas Quatro Rodas, Claudia, Placar, Veja e Sentidos e do Guia Brasil Para Todos); Maria Cristina Poli (ex-repórter especial da tv Globo SP); Nanci Gil (diretora da Luar Produções e do site Alô Mamãe).
A Consultoria da 10ª Edição do GP de Jornalismo é feita por Zuenir Ventura, jornalista e escritor, que acompanhou todo o trabalho de seleção.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional