GRU AIRPORT e Instituto Invepar lançam edital para projetos socioambientais

Por: GIFE| Editais| 09/03/2015

O GRU AIRPORT, em parceria com o Instituto Invepar, lança o II Edital de Seleção de Projetos Socioambientais, visando a promoção do desenvolvimento socioambiental e econômico dos territórios localizados no entorno do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Os bairros priorizados para receber o investimento foram definidos a partir de um diagnóstico que apontou as áreas com alta vulnerabilidade social na região (clique aqui e veja quais são eles).

Nesta edição, serão aceitos projetos novos ou em andamento para o investimento em infraestrutura e/ou equipamentos nas seguintes áreas: Saúde, Educação, Geração de Emprego e Renda, Arte e Cultura, Meio Ambiente e Esporte, tendo, preferencialmente, o Empreendedorismo e o Apoio à gestão pública como temas transversais.

Assim, podem participar da seleção iniciativas que contribuam para a valorização da cultura local; desenvolvam a criatividade e as potencialidades dos indivíduos para o empreendedorismo; estimulem o protagonismo para o desenvolvimento comunitário; promovam o aumento das condições de empregabilidade de jovens e adultos; entre outros.

Não há um valor pré-definido a ser direcionado para cada iniciativa – isso será analisado durante o processo de seleção –, mas serão investidos, no mínimo, R$3,5 milhões em todos os projetos. O prazo de execução de cada iniciativa também pode variar, chegando até três anos.

Segundo Carlos Almiro de Magalhães Melo, coordenador de responsabilidade social do Aeroporto, tendo em vista que o edital é direcionado para infraestrutura e equipamentos (não será investido em folha de pagamento, ações de comunicação, locação de veículos etc), será essencial que os proponentes demonstrem como se dará a sustentabilidade econômica durante a execução do projeto, ou seja, como a iniciativa irá se manter, seja com convênios, incentivos fiscais, doações, voluntariado, entre outros.

O que esperamos, de fato, é que esses projetos gerem uma contribuição social efetiva para o município de Guarulhos, melhorando a qualidade de vida das populações que realmente precisam de apoio”, destaca Melo.

Para participar da seleção, que tem o apoio técnico do Instituto Invepar, os proponentes deverão ser pessoas jurídicas, que atuam ou desejam atuar na cidade de Guarulhos e que estejam regularmente constituídas e legalizadas há pelo menos cinco ano. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de abril pelo site.

As iniciativas serão avaliadas por uma comissão a ser composta por membros do GRU AIRPORT e do Instituto, que irá analisar se a proposta inscrita responde às necessidades objetivas das comunidades a serem atendidas; se possui objetivos claros, metodologia definida, cronograma e orçamento compatíveis; se apresenta diagnóstico da comunidade e definição do público-alvo; e a experiência da organização e de seus dirigentes na área do projeto.

O edital completo pode ser acessado aqui. Outras informações pelos e-mails: [email protected] ou [email protected]

Na primeira edição do edital, foram inscritos 88 projetos, sendo que dez foram pré-selecionados e enviados para análise do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), tendo em vista que os recursos investidos são contrapartidas sociais aos empréstimos feitos pelo banco para as obras de expansão do Aeroporto na cidade. Até o momento, quatro iniciativas já estão em execução, como a ampliação do Centro de Defesa de Direitos Humanos da cidade para receber refugiados e a compra de equipamentos para a transformação de óleo de cozinha em biodiesel por uma cooperativa de catadores, entre outros.

O Instituto Invepar é associado GIFE

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional