Grupo de organizações americanas investe em laboratórios de inglês de universidades brasileiras

Por: GIFE| Notícias| 01/12/2014

O Grupo Mais Unidos, em parceria com o Ministério da Educação, investirá recursos para a implementação de laboratórios equipados para o ensino de língua inglesa, em quatro universidades federais. A ideia é que as universidades participem da inciativa fornecendo estrutura física e equipe de professores especializados, enquanto o grupo de empresas americanas subsidiará os equipamentos utilizados para o aperfeiçoamento dos alunos na língua inglesa e na sua preparação para os testes de proficiência.

“Uma parceria como esta entre o Grupo Mais Unidos e o Ministério da Educação demonstra, de forma prática, como é possível unir forças para beneficiar milhares de jovens brasileiros com educação, além de contribuir para o fortalecimento das relações entre o Brasil e os Estados Unidos”, explica Alexandre Alves, coordenador do Grupo Mais Unidos e oficial de desenvolvimento de parcerias estratégicas da USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional).

Em março desse ano o primeiro laboratório foi inaugurado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A instalação já foi utilizada por mais de 2.800 alunos e, atualmente, oferece cinco cursos diferentes para 24 turmas. O sucesso da iniciativa na UFSCar inspirou o desenvolvimento de mais quatro espaços e, em 2015, novos laboratórios serão implementados nas universidades de Brasília, Pará, Pelotas e Pernambuco. No total, o Grupo Mais Unidos investirá cerca de R$ 90 mil em cada instalação.

“Em 2015 teremos mais quatro, em outras regiões do país que concentram grande número de alunos e professores”, revela Paulo Cunha, co-presidente do Grupo Mais Unidos e presidente da Motorola Solutions. “Os laboratórios estão em fase final de montagem e serão inaugurados oficialmente em 2015, nas universidades federais de Brasília, Pará, Pelotas e Pernambuco. Cada um receberá 20 computadores, além de equipamentos de áudio e softwares.”

De acordo com a estimativa do Ministério da Educação, cerca de 2 mil pessoas serão beneficiadas por cada novo laboratório. “A expectativa é que esses jovens adquiram proficiência na língua inglesa. Sabemos que, desta forma, muitos se qualificarão para estudar nos EUA, por meio do programa do governo brasileiro Ciências Sem Fronteiras,” conclui Alexandre Alves.

Sobre o Grupo Mais Unidos

O Grupo Mais Unidos foi criado em 2006, com os objetivos de promover iniciativas conjuntas e beneficiar a sociedade brasileira por meio de projetos ambientais e de desenvolvimento socioeconômico; estimular a troca de experiências e boas práticas em responsabilidade social corporativa; além de dar visibilidade aos investimentos de responsabilidade social das instituições participantes. A iniciativa é uma parceria entre a Missão Diplomática dos Estados Unidos e empresas americanas estabelecidas no Brasil, coordenada pela USAID.

Mais informações sobre o Grupo Mais Unidos estão disponíveis no site da organização.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional