Grupo Orsa participa da Campanha Nacional de Acessibilidade

Por: GIFE| Notícias| 20/06/2009

O Grupo Orsa – uma das maiores empresas brasileiras no setor de madeira, celulose, papel e embalagens – reafirma seu compromisso em prol da responsabilidade social aderindo à Campanha Nacional de Acessibilidade, uma iniciativa do Conade (Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência) em parceria com o Sport Club Corinthians Paulista e a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência.

A assinatura do termo, que ocorreu no último dia 15, no Salão Nobre do Corinthians, em São Paulo, une esforços de órgãos públicos, empresas e personalidades pelo fim das barreiras físicas e do preconceito em relação às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Entre os signatários está a Fundação Orsa, empresa social do Grupo Orsa, cujas plantas, desde a década passada, são adequadas estruturalmente para funcionários com deficiência. Além da adequação estrutural, os colaboradores recebem treinamento para que a relação com os colegas seja facilitada, quando necessário.

Um exemplo disso é a parceria com a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Paulínia, no interior de São Paulo. Quando foram contratados os primeiros colaboradores com deficiência auditiva, demais funcionários da fábrica tiveram acesso a um curso de libras.

Hoje, aproximadamente 150 pessoas com deficiência trabalham nas empresas do Grupo Orsa desempenhando diversas funções, ligadas desde a produção até a área administrativa.

Sobre a Fundação Orsa

Criada em 1994, muito antes que conceitos como responsabilidade social e empresa-cidadã se destacassem com o vigor dos dias atuais, a Fundação Orsa é uma instituição atuante no desenvolvimento de programas e projetos sociais. Idealizada pelo Grupo Orsa, um dos maiores fabricantes de madeira, celulose, papéis para embalagem, chapas e embalagens de papelão ondulado do país, tem como princípio a atuação em rede e sua trajetória se confunde com o desenvolvimento do conceito de investimento social privado no Brasil.

Sua principal fonte de divisas é a contribuição fixa de 1% do faturamento bruto das empresas do Grupo Orsa, que faz o repasse como demonstração de seu compromisso com o desenvolvimento sustentável. Até 2008, o valor desses investimentos somou R$ 145 milhões.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional