Grupo Solidário é exemplo em Sabará

Por: GIFE| Notícias| 12/02/2010

Criar um ambiente que promova o exercício da cidadania e o reconhecimento do valor da comunidade. Esse é um dos desafios do Grupo Solidário Unidade Castanheiras, inaugurado na última quinta-feira (11), em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte. No espaço, jovens do bairro Jardim das Castanheiras terão acesso gratuito à cinemateca, atividades de reforço escolar e aulas de formação técnica e humana.

A iniciativa integra o programa Rede Colaborativa de Sabará, criado em 2003 e que tem como parceiros a Fundação ArcelorMittal Brasil, ArcelorMittal Sabará, AngloGold Ashanti, Oris Consultoria em Projetos Sociais, Prefeitura Municipal de Sabará e instituições locais.
“Será um espaço aberto a todos da comunidade para aprender, interagir e conviver. O diferencial é que as ações estão sendo pensadas e desenvolvidas pelos próprios moradores, a partir da percepção dos problemas e soluções”, afirma Wellington Calijorne, coordenador do programa Rede Colaborativa de Sabará na Fundação ArcelorMittal Brasil.
Com foco na inserção de jovens no mercado de trabalho, o Grupo Solidário iniciará, em março, aulas de informática, empreendedorismo e de formação humana, com conteúdos como direitos e deveres do cidadão e relações interpessoais na família e no emprego. Nesta fase inicial, serão abertas 30 vagas nos turnos da manhã, tarde e noite, para adolescentes a partir de 16 anos.
Outro importante público é formado pelas mães das crianças atendidas em uma creche local, que serão capacitadas em técnicas de reciclagem e encadernação. O primeiro grupo, composto por 10 mulheres, terá aulas de reciclagem de papel moeda, além de orientações de como gerir o próprio negócio. Cédulas rasgadas e inutilizadas para o uso, doadas pelo Banco Central, serão a matéria-prima para a fabricação de papeis reciclados, agendas, porta-retratos, caixas, entre outros produtos.
A segunda etapa do Grupo Solidário, prevista para este ano, contemplará a criação do pré-vestibular comunitário, do supletivo e do curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA). De acordo com a professora Tânia Narciso, da Oris Consultoria em Projetos Sociais, o Jardim das Castanheiras é um dos bairros mais carentes do município de Sabará, com renda per capita em torno de R$ 142 e cerca de 1,6 mil famílias.
Sobre a Rede Colaborativa de Sabará – Com o objetivo de contribuir para melhorar as condições e a qualidade de vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, a Rede Colaborativa de Sabará busca a articulação entre instituições governamentais, iniciativa privada e organizações do terceiro setor. Sua estrutura, concebida para uma gestão democrática e participativa, favorece a identificação mais abrangente dos problemas sociais. Atualmente, está presente em dois bairros de Sabará.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional