Guia de Acessibilidade em Eventos promove práticas inclusivas

Por: GIFE| Notícias| 20/07/2012

Foi lançado neste mês de julho o Guia de Acessibilidade em Eventos, que tem o objetivo de promover práticas inclusivas na organização de eventos, como palestras, workshops, feiras, entre outros.

O Guia está baseado na legislação vigente, em diversas informações públicas divulgadas na internet e nos aprendizados tirados de sua implantação em oito eventos realizados em 2011.

Formadora de opinião, a Deputada Federal, Mara Gabrilli, afirma que “durante anos as pessoas com deficiência ficaram esquecidas não só pelo Poder Público, mas também pela sociedade. Essa situação está mudando. Hoje, são milhões de brasileiros com deficiência que vão às ruas para consumir cultura, lazer. É fundamental que os eventos também estejam preparados para receber essa parcela da população, não só em sua estrutura, como também em relação aos recursos humanos. Esse guia vem contribuir para essa realidade”.

O material aborda várias questões que envolvem a inclusão em eventos, abordando os seguintes tópicos:

– Planejar é essencial
– Áreas reservadas
– Autonomia para todos
– Banheiros
– Reserve vagas
– Comer e beber
– Sinalização
– Em caso de emergências
– Comunicação para todos
– Equipe informada

O Guia foi elaborado coletivamente, contando com os seguintes parceiros: avaliação técnica da Prefeitura de São Paulo, análise de viabilidade e difusão da XYZ Live, implantação teste e eventos da Red Bull, assessoria jurídica do escritório de advocacia Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga, difusão do GIFE – Grupo de Institutos Fundações e Empresas e Instituto Mara Gabrilli e lay-out e difusão da Repense.

Faça o download do arquivo neste link.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional