Fundação Telefônica Vivo desenvolve Guia de Design Thinking aplicado a projetos sociais
Por: GIFE| Notícias| 13/02/2017Com o objetivo de estimular novas ideias nas ações de voluntariado por meio da metodologia de Design Thinking, a Fundação Telefônica Vivo lançou o Guia de Design Thinking Aplicado em Projetos Sociais. Baseado em uma ação realizada na ONG Liga Solidária de São Paulo em 2016, o guia possui um conteúdo teórico agregado ao prático, facilitando a compreensão de cada etapa e tornando a leitura mais agradável.
A metodologia ensina como transformar os projetos voluntários em ações mais eficientes. A proposta da publicação é compartilhar uma experiência da aplicação do Design Thinking em uma das ações de voluntariado da Fundação Telefônica Vivo, como parte de um trabalho já em curso no Programa de Voluntariado desde 2014. No entanto, sua metodologia foi pensada para uso de todos que participam na construção de projetos sociais, para que, em conjunto com as ONGs, pensem e desenhem projetos e ações para as questões e desafios a serem enfrentados, proporcionando maior impacto.
“Acreditamos que o Design Thinking é a metodologia mais efetiva para auxiliar nas soluções de problemas sociais. A experiência da Fundação Telefônica Vivo com a aplicação dessa metodologia em projetos, especialmente com o programa de voluntariado da companhia, mostra que é possível identificar os pontos mais críticos e contar com o apoio do próprio cidadão para inovar e encontrar as soluções mais adequadas” explica Americo Mattar, diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo.
Focado no ser humano, o processo de Design Thinking desafia os modelos mentais existentes ao priorizar a participação dos que de fato vivem o problema na construção das respostas. Trata-se de um método de trabalho não linear desenvolvido em quatro grandes fases: exploração do problema, entendimento, geração de ideias e experimentação de soluções.
“A construção da solução é conjunta com os atores envolvidos no problema, o que traz resultados mais efetivos. Além disso, a empatia é o pilar central da metodologia, o que está totalmente em linha com o que acreditamos da Fundação Telefônica Vivo”, complementa Americo.
O acesso ao Guia de Design Thinking Aplicado em Projetos Sociais é gratuito e pode ser feito no site da organização.