Guia mapeia serviços voltados a pessoas com deficiência

Por: GIFE| Notícias| 24/07/2014

O Guia de ONGs para Pessoas com Deficiência – Cidade de São Paulo é uma iniciativa do Instituto Mara Gabrilli (IMG) e tem como objetivo disponibilizar informações sobre os principais serviços existentes na cidade para pessoas com deficiência e suas famílias.

A ideia de desenvolver o projeto surgiu nos mutirões de atendimento do Projeto Cadê Você?, também desenvolvido pelo IMG, quando muitas famílias demonstraram não ter conhecimento de instituições e serviços próximos às suas residências.

O Guia apresenta uma lista de organizações que atuam em São Paulo (SP), indicando sua área de atuação, público-alvo, endereço, telefone e e-mail para contato. Ao todo, 300 entidades foram contatadas, mas só aquelas que retornaram o contato de validação foram incluídas no material.

Das 90 organizações listadas no Guia, 50 atuam na zona Sul, 14 na Zona Oeste, 11 na Zona Leste, 10 na Zona Norte e 5 no Centro da cidade de São Paulo. Novos cadastros ou atualizações dos dados de organizações podem ser feitos online, pelo site.

“Informação é o primeiro passo para a garantia dos nossos direitos. O guia de ONGs é um instrumento para a conquista da autonomia e o empoderamento das pessoas com deficiência e suas famílias, pois leva informação sobre as mais diversas áreas de interesse como saúde, educação, trabalho, esporte e cultura. Além disso, os problemas de mobilidade são um dos grandes desafios para as pessoas com deficiência, se tornando, em sua maioria, uma barreira. Pensando nisso, dividimos as ONGs em regiões, facilitando a busca pelo serviço mais próximo à residência do público beneficiado”, explica Luis Eduardo Reis de Magalhães, presidente do IMG.

A iniciativa conta com patrocínio das empresas McDonald‘s, Bombril e Sabesp.

O download gratuito do material pode ser feito no site do IMG.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional