Guia para Formação de Cooperativas de Catadores é lançado

Por: GIFE| Notícias| 25/11/2013
Organizada pelo Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais (IPESA), com apoio da Natura e Ambev, a publicação “Do Lixo à Cidadania: Guia para Formação de Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis” está disponível para leitura na internet, gratuitamente.
O material apresenta uma sistematização do método de formação, capacitação e ensino de ferramentas de gestão para cooperativas de catadores, desenvolvido pelo IPESA, na busca pelo fortalecimento desses grupos.
Patrocinado pela Natura e Ambev, o trabalho é resultado da parceria entre o IPESA e a Editora Peirópolis, contando com o apoio do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).
Ao compartilhar este método, os organizadores esperam contribuir com o trabalho de todos aqueles que se envolvem com a gestão e a formação de cooperativas de catadores, tais como: gestores municipais, organizações da sociedade civil, associações, incubadoras, universidades, pesquisadores, empreendedores sociais, empresários e demais entidades apoiadoras, além, é claro, das próprias organizações de catadores.
O livro é também parte do processo de atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos, e ir além, transformando a gestão de resíduos em alavanca para a geração de valor a todos os públicos.
A publicação, com tiragem de 10 mil exemplares, será distribuída gratuitamente aos mais de 5.500 mil municípios do território nacional, com o objetivo de estimular governantes, organizações e a população a desenvolverem sistemas de coleta seletiva, com inclusão e contratação de organizações de catadores.
Para baixar o Guia, clique: www.dolixoacidadania.org.br
Sobre o IPESA
O IPESA é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua na área ambiental e social e que promove alternativas de desenvolvimento socioambiental sempre de maneira participativa e integrada.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional