GVces convoca organizações a compartilharem experiências em desenvolvimento local e avaliação

Por: GIFE| Editais| 15/06/2015

O Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces) e as empresas membro da Iniciativa IDLocal lançaram edital a fim de selecionar organizações que queiram compartilhar suas experiências em monitoramento do desenvolvimento local e/ou de avaliação de impacto.

A proposta é encontrar iniciativas bem sucedidas neste campo que possam inspirar outras organizações a realizar processo semelhante, dando luz a seus aprendizados e resultados. O objetivo é, ao longo do ano, construir diretrizes empresariais para a formulação e implementação de indicadores de monitoramento e avaliação de impacto tanto corporativos (KPIs) como de desenvolvimento local.

Podem participar da seleção empresas, fundações e institutos empresariais, ONGs, consultorias, organizações acadêmicas e etc., com atuação no Brasil e América Latina. É essencial que as iniciativas tenham sido realizadas num território com atuação empresarial e/ou um território que tenha recebido algum tipo de intervenção social realizada e/ou financiada por uma empresa.

Na área de monitoramento, o IDLocal busca experiências que contribuam para o acompanhamento das dinâmicas de um determinado território. Neste sentido, incluem ferramentas empresariais para a gestão interna de indicadores locais até ferramentas públicas e coletivas de monitoramento de indicadores locais. Já na área de avaliação, a ideia é levantar experiências que visem à identificação dos impactos intencionados causados em um determinado grupo de beneficiários.

Na seleção das iniciativas, serão considerados os seguintes critérios: a clareza na definição dos objetivos e da metodologia; o alinhamento do método com os objetivos da iniciativa e com as características do território; a transparência e a participação social; o uso e apropriação dos resultados; a sistematização, a devolutiva e a ampla divulgação dos resultados para os envolvidos e para a sociedade interessada como um todo; e a apropriação dos resultados pela sociedade.

As organizações selecionadas serão convidadas a relatar a experiência presencialmente em âmbito IDLocal e terão o relato incluído em uma publicação do GVces.

Os interessados em participar podem acesssar o edital, preencher o questionário e enviá-lo até o dia 28 de junho. Outras informações com Flora Rebello pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone (11) 3284-0754.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional