Happy Hour GIFE: série de eventos propõe debate de temas relevantes para o investimento social privado

Por: GIFE| Notícias| 03/09/2018

No dia 28 de agosto foi realizado o primeiro Happy Hour GIFE, concebido como um espaço dedicado ao debate de temas relevantes para o campo do Investimento Social Privado (ISP).

A sede do Todos pela Educação, em São Paulo, serviu como palco do debate, que foi conduzido por José Marcelo Zacchi, secretário-geral do GIFE, e Priscila Cruz, presidente executiva do Todos pela Educação. Em um encontro que contou com transmissão ao vivo pela página do Facebook do GIFE, os representantes dialogaram sobre o tema “Educação Já e a atuação do investimento social privado”.

Priscila deu início à conversa observando que, em função de agendas lotadas, muitas pessoas encontram dificuldade para participar de debates mais descontraídos sobre sonhos, anseios e motivações para trabalhar com causas sociais. José Marcelo complementou ao afirmar que a ideia de criar o Happy Hour foi justamente promover encontros informais com espírito de integração.

Nessa linha, o secretário-geral do GIFE compartilhou com os participantes um novo projeto da organização, de atualização do diálogo e reflexão estratégica no campo e na rede do investimento social privado do país em face da atuação do grupo na área de educação. “Historicamente, educação é a área de maior foco e dedicação do setor. Estamos em um momento do país que é de mudança de ciclo. Nos vemos com muita frequência na tarefa de recordar o que tivemos capacidade de alcançar ao longo dessas décadas. Mas ao mesmo tempo é um momento que nos desafia a enfrentar os limites desse processo. É fazer um balanço do que conseguimos alcançar e quais são os desafios para frente.”

O projeto baseia-se, portanto, em uma reflexão mais estruturada sobre educação. Nessa pauta, José Marcelo levantou a necessidade de duas reflexões. Uma delas refere-se a articular e pensar estratégias para avançar com mais profundidade e velocidade nos desafios identificados atualmente e a outra visa entender como a interação com políticas públicas pode ter mais qualidade.  

Em seguida, Priscila apresentou o Educação Já!, uma iniciativa suprapartidária que reúne especialistas e instituições ligadas a diferentes correntes e movimentos que juntos criaram uma proposta técnica com um diagnóstico completo que está sendo apresentado aos candidatos às eleições. O documento com as doze ações gerais e as sete medidas para os próximos quatro anos já está pronto.  

“O que temos visto nos últimos anos é que há uma série de descontinuidades e planos sem um norte. Por isso, a educação acaba não conseguindo avançar. É preciso combater o consenso vazio de que educação é base de tudo, nunca tendo sido prioritária nas últimas gestões.”

A presidente do Todos pela Educação ressalta que, apesar de reunir pessoas com diferentes formas de pensar, o plano não é superficial. “Tomamos o cuidado de escolher as melhores pessoas nos diferentes partidos e gestões, com experiência de gestão, mas também rigor técnico grande. Ao todo foram doze representantes de diversos partidos como PT, PSDB e PMDB.”

As próximas edições do Happy Hour GIFE serão realizadas em setembro e outubro. Os encontros acontecerão sempre em sedes de parceiros e associados ao GIFE. A primeira edição pode ser conferida na íntegra neste link.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional