IAS apresenta documento `Por uma Política de Juventude para o Brasil´

Por: GIFE| Notícias| 26/08/2002

Com o objetivo de colocar a questão da juventude efetivamente na pauta dos candidatos à Presidência da República, o Instituto Ayrton Senna (IAS), com apoio do GIFE, apresenta nesta terça-feira (27/8), em São Paulo, o documento Por uma Política de Juventude para o Brasil, durante pré-estréia para a imprensa do filme Uma Onda no Ar.

Segundo Viviane Senna, presidente do IAS, o documento apresenta um leque comum de preocupações da sociedade civil sobre o tema. “”Com mais de 30 milhões de brasileiros na faixa dos 15 aos 24 anos, temos uma oportunidade rara nas mãos. Garantir a eles uma oportunidade para realmente desenvolverem seus potenciais agora é assegurar ao nosso país um futuro. Por isso queremos alimentar o debate público em relação à elaboração de uma política concreta para o próximo governo, não mais uma política setorial e fragmentada””, explica Viviane, que concedeu uma entrevista ao redeGIFE sobre o tema no início de julho (clique aqui para lê-la).

Para Léo Voigt, presidente do GIFE, o filme e o documento têm o mesmo fio condutor. “”Ambos apresentam o jovem brasileiro como solução, pela sua inspiradora capacidade de ser criativo em condições extremamente adversas. Nós, da iniciativa privada, temos co-responsabilidade em, juntamente com o Estado, viabilizar oportunidades para os jovens desenvolverem aqui e agora essa capacidade criativa. Nossos jovens têm que deixar de ser prioridade apenas no discurso para passar a ser prioridade efetiva nos projetos sociais, públicos ou privados””, afirma.

Dirigido por Helvécio Ratton, Uma Onda no Ar conta a história verídica da Rádio Favela, uma estação comunitária criada por quatro jovens do aglomerado da Serra, conjunto de favelas de Belo Horizonte (MG) onde residem cerca de 80 mil pessoas. Mesmo em meio às condições adversas da pobreza, do assédio de traficantes e da falta de oportunidades, a rádio já tem mais de 20 anos. O filme conquistou o Prêmio Especial do Júri e o de Melhor Ator no último Festival de Gramado.

Viviane afirma que Uma Onda no Ar apresenta de maneira artística tudo o que o documento Por uma Política de Juventude para o Brasil reivindica. “”No filme, as trajetórias dos personagens representam exatamente a situação atual e reforçam a urgência em definir uma política abrangente, que envolva todos os setores em torno do mesmo objetivo, ou seja, possibilitar que o jovem tenha acesso à educação e a todas as condições básicas para que se desenvolva integralmente.””

Para o diretor Helvécio Ratton, o conflito social brasileiro é como uma bomba-relógio. “”O tempo que temos para desativá-la é cada vez mais curto. O cinema, com o seu poder de emocionar e fazer pensar, pode provocar o debate em nossa sociedade sobre as soluções que temos de encontrar para os nossos desafios sociais””, analisa.

Após a exibição, um debate sobre o filme e o documento reunirá o cineasta, Viviane Senna, Léo Voigt, Horácio Lafer Piva, presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Padre Lício, da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) e Jorge Wertheim, representante da Unesco no Brasil. No dia 4 de setembro, um novo encontro apresentará o documento Por uma Política de Juventude para o Brasil aos candidatos à Presidência da República.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional