Ibase dá início à consulta pública para selo

Por: GIFE| Notícias| 25/06/2007

O Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) abriu consulta pública sobre as empresas que requisitaram o Selo Balanço Social Ibase/Betinho 2007, pelo site www.balancosocial.org.br.

No total, 13 companhias irão à consulta e qualquer pessoa pode opinar sobre as práticas concretas das empresas até o dia 30 de julho. As que poderão utilizar o Selo serão conhecidas no próximo dia 09 de agosto, quando completam-se 10 anos da morte de Herbert de Souza (Betinho) e do modelo de Balanço Social do Ibase (esta foi a última campanha do sociólogo).

Das 60 empresas que requisitaram o Selo este ano, 39 (ou 65% do total) foram desclassificadas por não atingiram o pré-requisito de garantir de dois a cinco por cento de seus cargos para pessoas portadoras de deficiência (um dos critérios fixados pelo Ibase, em sintonia com o decreto 3.298/99).

A não apresentação de melhorias contínuas em indicadores sociais e ambientais desclassificou outras oito empresas. Outra condição para participar da consulta pública foi a distribuição prévia do Balanço Social para os sindicatos que compõem a base de cada empresa — critério seguido por todas as 60 companhias, fato considerado positivo pelos pesquisadores do Instituto.

“”Ao tornarmos mais rígidos os critérios para o Selo Ibase/Betinho e abrir uma consulta pública, queremos que o discurso da responsabilidade social se torne prática efetiva, a ser discutida com toda a sociedade””, diz Ciro Torres, coordenador da área de Responsabilidade Social e Ética nas Organizações do Ibase.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional