IBM Brasil anuncia a chegada de voluntários no Brasil

Por: GIFE| Notícias| 11/05/2009

A IBM Brasil recebe no País funcionários da empresa de diversas localidades do mundo para realizar trabalhos voluntários em organizações brasileiras que atuam no terceiro setor. O projeto, denominado Corporate Service Corps (algo como tropa corporativa para ações sociais), faz parte de um programa mundial da IBM que tem por objetivo auxiliar no desenvolvimento socioeconômico de países emergentes e capacitar líderes globais.

O Corporate Services Corps foi lançado no ano passado. Na primeira edição do programa, 110 funcionários da IBM, de 33 países, viajaram para diferentes regiões para atuar voluntariamente em ONGs locais. Entre eles, três brasileiros foram para o Vietnã, Gana e Filipinas. Neste ano, o Brasil está também recepcionando os voluntários. 14 funcionários IBM – da China, Índia, Estados Unidos, Japão, Eslováquia, Noruega, Filipinas, Suíça e Inglaterra – já estão no País atuando em projetos que integram desenvolvimento econômico e tecnologia da informação.

Nesta segunda etapa do programa, outros três funcionários da IBM Brasil também foram selecionados para atuar em instituições internacionais. Dois deles acabaram de voltar da Romênia e Tanzânia, a terceira participante partirá para Gana em maio.

“”A IBM tem como meta habilitar 600 de seus líderes a participar do programa ao longo de três anos. Desde o primeiro ano (2008) mais de 5.000 funcionários já se inscreveram para participar deste processo, um dos mais competitivos já realizados internamente pela empresa””, diz a diretora de cidadania corporativa da IBM Brasil e líder do projeto no País, Ruth Harada.

Antes de partirem ao país onde será realizado o trabalho, os participantes dedicam três meses de um trabalho preparatório para compreender os costumes e cultura locais, a finalidade dos projetos e a realidade política e socioeconômica. Depois passam um mês no país escolhido para conhecer de perto as Instituições e, após a conclusão deste período, além de manter o contato por mais dois meses, os funcionários compartilham suas experiências em seus locais de origem e com a companhia como um todo.

“”A IBM saiu do modelo multinacional para um modelo global de atuação no qual profissionais de diferentes países e nacionalidades prestam serviços para companhias no mundo todo. Neste cenário, os líderes de maior sucesso serão os cidadãos do mundo, capazes de compreender e colaborar de forma efetiva com pessoas de origens e perspectivas diversas, contribuindo com a formação de uma rica diversidade e com um planeta cada vez mais inteligente””, complementa o diretor de Recursos Humanos da IBM Brasil, Osvaldo Nascimento.

O Corporate Service Corps faz parte do Global Citizens Portfolio, projeto mundial da IBM que reúne programas desenvolvidos para ajudar os funcionários a aperfeiçoarem sua capacitação e seus conhecimentos, permitindo que se tornem líderes globais, cidadãos ativos e profissionais integrados na força de trabalho.

Para conhecer as instituições beneficiadas, acesse: www.ibm.com.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional