IBM contribui com o desenvolvimento de pesquisas para o tratamento do câncer

Por: GIFE| Notícias| 10/11/2010

Cientistas do Instituto do Câncer de Ontário, no Canadá, criaram uma maneira de automatizar e acelerar processos que facilitam descobertas sobre a estrutura de proteínas relacionadas ao câncer. Este avanço só foi possível graças à World Community Grid (WCG), comunidade de voluntários online que contribui para acelerar pesquisas científicas ao redor do mundo, por meio da utilização do tempo ocioso de computadores, e que tem o apoio da IBM.

O projeto, denominado ‘Ajude a combater o Câncer’, criou um sistema que reconhece de maneira exata quando amostras de proteína são submetidas a um processo de solidificação que as torna prontas para exames feitos por ‘raios X’ especiais. O processo é necessário para identificar e examinar como a estrutura, formato e interação de algumas proteínas exerce papel na causa do câncer. Com o auxilio da WCG, os cientistas treinaram o sistema para reconhecer 80% das imagens com cristalização e 98% das gotas nítidas da solução de proteína já existentes. Isso possibilita que sejam examinadas seis vezes mais imagens por proteína em comparação à revisão manual.
Qualquer pessoa pode participar da WCG e transformar o tempo ocioso de suas máquinas em poder computacional para acelerar o desenvolvimento de pesquisas. Já são mais de 508 mil pessoas inscritas e mais de 1.517 milhões de máquinas envolvidas. Para se cadastrar basta acessar o link www.worldcommunitygrid.org e instalar um programa gratuito e seguro. A IBM doou o hardware, software, serviços técnicos e conhecimento para criar a infraestrutura para o projeto.

Além deste estudo sobre câncer, a WCG também colabora com diversas pesquisas, como AIDS e a dengue. Algumas análises já foram concluídas, como o estudo de mapeamento de Genoma, em parceria com a brasileira Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Os dados descobertos por esta pesquisa são públicos e já estão disponíveis para a comunidade científica mundial.


Cidadania Corporativa na IBM
Há quase 100 anos, a IBM promove o uso da tecnologia em benefício das empresas, instituições e da sociedade. De acordo com sua visão de negócios denominada Smarter Planet – Planeta Mais Inteligente, a companhia acredita que o fenômeno da globalização, que aproxima e conecta pessoas, representa um imenso potencial para aplicar a tecnologia no desenvolvimento de um mundo mais sustentável, eficiente e com menos desperdício.
Desta forma, a companhia conduz os seus processos de negócios, desenvolve projetos e realiza parcerias com a finalidade de colocar a tecnologia a serviço das principais questões críticas da sociedade contemporânea: desenvolvimento econômico, cidadania, educação e cultura, saúde e meio ambiente.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional