IBM fomenta pesquisas científicas

Por: GIFE| Notícias| 03/01/2008

A IBM e o Universia Brasil firmam parceria para contribuir com o desenvolvimento de esquisas e a formação acadêmica, por meio de dois projetos: World Community Grid (WCG) e Reading Companion. Os programas beneficiarão, respectivamente, institutos de pesquisa da América Latina e universidades parceiras do Universia, incentivando ações socialmente responsáveis que impulsionarão o desenvolvimento da região.

O World Community Grid (www.worldcommunitygrid.org), uma comunidade sem fins lucrativos, utiliza a capacidade ociosa de milhões de computadores de casas, escolas e escritórios para realizar pesquisas nas áreas de saúde e meio ambiente. Isso é possível por meio de uma infra-estrutura flexível e permanente que oferece aos pesquisadores uma força computacional disponível, suficiente para resolver os problemas que afetam a humanidade, criando a maior grade de computação pública em seu benefício, como: pesquisa sobre doenças infecciosas novas e existentes, pesquisa genômica e de doenças, desastres naturais e fome.

A partir de agora, o Universia também passará a disponibilizar a sua rede de computadores a fim de expandir a atuação do Grid. “”A formalização desta parceria, que tem por objetivo apoiar o desenvolvimento de pesquisas importantes para a comunidade Global, marca o início de uma grande aliança social entre IBM e Universia, na América Latina. Depois do lançamento no Brasil, as duas instituições planejam expandir a iniciativa para outros países da região, estimulando as universidades, os alunos e professores a divulgarem o WCG em suas comunidades locais””, afirma Patrícia Menezes, Executiva de Cidadania Corporativa da IBM América Latina.

Outro resultado desta parceria é o programa Reading Companion (www.readingcompanion.org ), que tem como finalidade implantar laboratórios de informática em instituições de ensino para o aperfeiçoamento da língua inglesa, customizado às necessidades de cada aprendiz. Inicialmente, o Reading Companion será instalado em três universidades brasileiras parceiras do Universia e em instituições localizadas em cinco países latino-americanos em que a Rede Universia está presente, como: Argentina, Chile, Colômbia, México e Venezuela.

“”A partir dessa ação, o Universia e a IBM contribuirão para a qualificação do meio acadêmico e da comunidade científica, agregando valor às nossas universidades parceiras. O Reading Companion será uma importante ferramenta para a construção de conhecimento globalizado de nossos alunos, e o WCG auxiliará a comunidade universitária e pesquisadora no processo de transição para o novo cenário educativo que envolve as novas tecnologias””, afirma Alina Correa, Diretora Geral do Universia Brasil.

O World Community Grid é um projeto mundial que promove pesquisas em todo mundo. Aproveitando o tempo ocioso de PCs de milhões de casas, escolas e escritórios, o WCG estabelece uma infra-estrutura flexível e permanente que oferece aos pesquisadores uma força computacional disponível suficiente para resolver os problemas que afetam a humanidade, criando a maior grade de computação pública em seu benefício, tais como: pesquisa sobre doenças infecciosas novas e existentes, pesquisa genômica e de doenças, desastres naturais e fome .

Em novembro de 2006, a primeira pesquisa brasileira foi submetida para participar do projeto. Trata-se de uma pesquisa de Comparação de Genomas, desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz. Outras três pesquisas, desenvolvidas nos EUA e relacionadas a tratamentos para a Aids e Dengue e ao estudo da proteína humana também fazem parte do World Community Grid. É importante ressaltar que o WCG é seguro, não oferece riscos à rede, é gratuito e de fácil utilização.

Para ter acesso, basta fazer o download e a instalação de um pequeno software gratuito em seus computadores. Quando ociosos, os computadores solicitam dados ao servidor do WCG, iniciam o processamento dos cálculos que fazem parte da pesquisa, devolvem para o servidor e solicitam novos dados para um novo trabalho. O WCG foi criado sobre uma infra-estrutura e suporte da IBM, com o software da United Devices, e se caracteriza por um Conselho Consultivo composto de especialistas internacionais famosos em ciências ligadas à saúde, tecnologia e filantropia.

O IBM Reading Companion é um programa para o aperfeiçoamento da língua inglesa, baseado na Web, que utiliza um software de reconhecimento de fala para fornecer as crianças, jovens e adultos à oportunidade de adquirirem habilidades de leitura e escrita. Este software inovador é fácil, simples e customizado às necessidades de cada aprendiz. Uma das principais características do Reading Companion é a simplicidade.

Os leitores utilizam fones de ouvido e microfones conectados a seus computadores e selecionam um livro da livraria virtual e lêem os textos em voz alta. O software Reading Companion “”escuta”” e então fornece um feedback em áudio imediato quanto à exatidão da pronúncia. Aqueles que são precisos em suas leituras recebem uma resposta positiva, já os com dificuldades irão escutar um lembrete educado para que tentem novamente ou ouviram a leitura correta das palavras.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional