IBM leva Reciclasa para São Paulo

Por: GIFE| Notícias| 29/10/2006

Projeto itinerante de educação ambiental apresenta casa construída e mobiliada com materiais reaproveitados. Apresentar uma casa ecologicamente correta e ambientada para o consumidor do futuro. Esta é a proposta do projeto Reciclasa – Novos usos para antigos materiais, desenvolvido pela área de Responsabilidade Social da IBM Brasil com curadoria da ONG Leia Brasil. Depois de um projeto piloto realizado em Belo Horizonte (MG), a exposição está agora no Centro Cultural São Paulo, em São Paulo (SP), aberta ao público desde o último dia 19 de outubro.

O Reciclasa é um projeto de educação ambiental composto por três partes. Uma exposição itinerante que passará por nove cidades do país, oficinas de educação ambiental para professores da rede pública e um site www.reciclasa.com com conteúdos para auxiliá-los a trabalhar o assunto na sala de aula. O objetivo é que eles se tornem multiplicadores do tema. A missão do Reciclasa é levar os conceitos de Reciclagem, Reaproveitamento e Redução de Resíduos ao dia-a-dia das pessoas, apresentando-os como uma alternativa para o consumo consciente. A idéia é mostrar na prática como é possível transformar materiais a princípio descartáveis em belas peças decorativas e utilidades domésticas de qualidade.

Todos os ambientes da casa dispõem de mobílias e objetos de decoração e design produzidos com materiais reciclados oriundos do lixo industrial e urbano. Como exemplo temos móveis feitos a partir de pneus velhos e banners publicitários, estofados com lona de caminhão velha e embalagem de caixa de leite e resíduos de couro. Os revestimentos internos da casa são elaborados com tubo de pasta de dente, caixa de leite e fibra de coco. As paredes são revestidas com um tipo de madeira trabalhada – MDF – combinada com cera e resina.

Também estarão expostos tijolos, tubos e canos confeccionados com garrafa pet e telhas feitas com embalagem de caixas de leite. Já o interior da Reciclasa é todo decorado com peças e objetos de arte popular transformados. Luminária de ferro-velho, descanso de panela feito com caixinha de filme fotográfico, quadro interativo com bandeirinhas de São João feitas de lata de alumínio e bibelôs de sucata são alguns exemplos.

“”O objetivo desse projeto é fazer com que entidades governamentais, formadores de opinião, bem como professores e alunos de escolas públicas revejam a definição atual de lixo. Afinal, absolutamente todos os resíduos produzidos nas residências podem ser reaproveitados ou reciclados”” – afirma Sirlene Toledo, Executiva de programas de Responsabilidade Social da IBM Brasil.A exposição fica em São Paulo até o dia 08 de novembro e segue depois para Porto Alegre, Caxias do Sul, Londrina, Salvador, Natal, Fortaleza e Goiânia e Hortolândia.

Agenda

Data: de 19/10 a 08/11
Local: Centro Cultural São Paulo – Piso Flávio Carvalho
Endereço: Rua Vergueiro 1.000 – Paraíso
Funcionamento: Terça a Sexta das 10h às 20h; Sábado das 10h às 18h; Domingo das 10 às 16h.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional