IDIS comemora 10 anos

Por: GIFE| Notícias| 04/09/2009

Marcos Kisil*

Em 1º Setembro de 1999, iniciamos a rica jornada de construir o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), ou, mais precisamente, o investimento social privado.

O IDIS nasceu de duas vertentes que se combinaram: de um lado, a necessidade de atender ao crescente interesse da participação cidadã, por meio da doação de recursos financeiros para a solução de problemas da realidade brasileira; de outro, a vontade de um grupo de líderes sociais de estabelecer uma organização que, gerando e gerindo o conhecimento técnico necessário, pudesse atender a essa demanda da sociedade.

De maneira simples, o instituto se estabeleceu com a missão de “”promover e estruturar o investimento social privado como instrumento de desenvolvimento de uma sociedade mais justa e sustentável””. Durante essa década, se devotou a criar as bases conceituais e operacionais que transformassem conhecimentos, habilidades e atitudes em casos concretos de mudança socioambiental.

Nessa jornada, progressivamente encontramos desafios e oportunidades trazidos por parceiros. Eles se revezaram em provocar nossa organização com demandas que resultaram em um novo entendimento do papel do investimento social privado, num país acostumado a políticas públicas concebidas e geradas no interior de governos e não, obrigatoriamente, no interior da sociedade. Políticas cujos planos de execução ora são mal concebidos, ora inadequadamente implantados. E raramente avaliados.

Nesse sentido, os novos investidores sociais passaram a ser, progressivamente, mais presentes em temas sociais ao buscar entender melhor as condições atuais para um diagnóstico situacional que valorize os ativos existentes. Eles também buscam inovações, fazem uso do instrumental de planejamento estratégico, aprendem a usar ferramentas como o balanced scorecard, capacitam seus profissionais, exigem definição de processos e produtos e monitoram e avaliam seus investimentos.

Sentimo-nos extremamente gratos a todos esses parceiros. São 109 casos desenvolvidos, mais de 8 mil profissionais treinados, 18 organizações novas de investimento social estabelecidas com apoio do IDIS e mais de 500 milhões de reais doados só no ano de 2007. Esses parceiros são empresas, famílias e comunidades que se dispuseram a focar os seus recursos disponíveis, bem como aumentá-los, visando ampliar o impacto de suas ações.

As empresas passaram a conceber investimento social como parte integrante dos seus compromissos de sustentabilidade e de responsabilidade social. As famílias, que são donas e portadoras de recursos, mudaram suas ações sociais de caráter assistencialista e paternalista para ações de desenvolvimento socioambiental, incorporando diferentes gerações e novas alternativas de gestão profissionalizada.

As comunidades entenderam que seus ativos são parte da solução de seus problemas sociais, o que levou a valorizar as próprias organizações, as lideranças e os investidores sociais. Assim, redes sociais de investidores foram concebidas e formalizadas, tornando-se importantes atores sociais.

Esse esforço de parcerias resultou em conhecimento, incorporação de novos métodos e criação de inovações estratégicas para o investimento social privado. Para tanto, o IDIS evoluiu dentro de uma visão de gestão do conhecimento em que a tecnologia da informação e os mecanismos de comunicação foram ampliados e, hoje, são referências para o seu desenvolvimento organizacional. Foram cinco livros escritos por especialistas do setor, além de nove publicações, seis pesquisas, mais de 360 matérias entre artigos e notícias publicados no Portal do Investimento Social e mais de 600 citações na mídia.

Nesses 10 anos, tivemos a felicidade de contar com um corpo de profissionais de qualidade técnica e humana que propiciaram a instalação de um clima organizacional de respeito pela diferença de opiniões, de criatividade frente aos desafios, de confiança ante as incertezas de ser uma organização da sociedade civil num país em mudanças permanentes e de certeza sobre a sua missão diante das necessidades da organização em estabelecer sua identidade organizacional.

Hoje, contamos com um grupo de colaboradores que associou seu sucesso organizacional com o seu sucesso como indivíduos e cidadãos. Já contamos com um número expressivo de ex-colaboradores que se tornaram parceiros em outras organizações, levando conhecimento e know-how desenvolvidos no IDIS, multiplicando-os nos espaços que passaram a ocupar.

Ao grupo pioneiro de líderes que compuseram o primeiro Conselho de Administração do IDIS, vieram se juntar novos membros ao longo dessa década. O perfil sempre foi de contribuir de maneira efetiva para que a organização atingisse um estágio de excelência e de importância dentro de nossa missão.

Hoje fazemos parte de uma rede de relacionamento nacional e internacional que nos dá a certeza de quão profícuo foi o caminho trilhado: membro atuante da Charities Aid Foundation International Network (CAF), Worldwide Initiative for Grantmaking Support (WINGS) e Resource Alliance são exemplos de nossa inserção profissional.

Assim, acreditamos que todos os envolvidos com a história do IDIS devem se sentir gratos a Deus pela oportunidade de servir aos melhores interesses da justiça e da sustentabilidade planetária. Parceiros de distintas ordens, colaboradores, corpo técnico e conselheiros se juntam nessa comemoração. Sabemos que o passado é o prólogo do futuro. E esse futuro está a porta esperando nossas ações.


*Marcos Kisil é diretor-presidente do IDIS.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional