III Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação acontece em Brasília

Por: GIFE| Notícias| 05/06/2017

De 15 a 17 de junho, acontece a III Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação (Conane), em Brasília (DF). Nesta edição, estarão em destaque temas como: sustentabilidade, territórios educativos, fortalecimento e expansão das escolas inovadoras e ruptura e ousadia na educação. O Instituto Alana e a Fundação Telefônica Vivo são parceiros da iniciativa e projetos apoiados pelas instituições estarão presentes para compartilhar suas experiências.

Durante o Congresso, serão lançados “desafios” em grandes mesas redondas, reuindo especialistas de diversas partes do mundo para debater sobre assuntos pré-definidos. Em seguida, os participantes serão divididos em “Círculos de Partilha, Aprendizagem e Ação”, em até 10 grupos temáticos, no quais debaterão com educadores convidados, elaborando um plano de ação para ser realizado até a Conane 2019. O plano de ação será apresentado por dois representantes do grupo na tarde do último dia.

Entre os temas a serem debatidos nos Círculos estão: reforma do Ensino Médio; transformação da educação pelas mãos dos educandos; facilitação do diálogo nas escolas; inclusão, diversidade e gênero na escola; mídia e educação; educação democrática e participação política; entre outros.

O evento contará ainda com tempo livre para que os participantes possam visitar o Varal de Experiências, assistir a diversas apresentações educacionais e culturais e acompanhar o lançamento de livros e publicações.

Entre as experiências a serem compartilhadas, estão unidades escolares participantes do Programa Escolas Transformadoras, realizado pela Ashoka e Instituto Alana no país, assim como do Projeto Inova Escola, promovido pela Fundação Telefônica Vivo. O professor David José de Andrade Silva, do Instituto Federal do Paraná – Campus Jacarezinho, por exemplo, a convite do Alana, irá falar sobre os avanços e obstáculos na construção do projeto político pedagógico com autonomia. Já a educadora Rosa Maria Stalivieri, da EMEF Zeferino Lopes de Castro de Viamão (RS), por meio do Projeto Inova Escola, irá debater sobre as estratégias de fortalecimento e expansão das escolas inovadoras.

 

Inscrições

A Conane será realizada de 15 a 17 de junho, na EAPE – Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação (907 Sul – Asa Sul – Brasília/DF). Os interessados em participar devem enviar um e-mail para [email protected] ou preencher o formulário no site (clique aqui). Veja também a programação completa.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional