III Encontro de Cultura Caipira reforça tradições e costumes do interior

Por: GIFE| Notícias| 08/06/2009

Já começou o III Encontro de Cultura Caipira da Fundação Tide Setúbal, realizado em São Miguel Paulista, bairro da zona leste da cidade de São Paulo. Na programação, durante todo o mês de junho, há cursos livres, um debate, uma festa no Galpão de Cultura e Cidadania, além do tradicional e animado arraial do CDC.

Atividades são gratuitas, abertas a todos e têm por objetivo reviver as tradições juninas e dialogar com a cultura caipira””, explica Tião Soares, coordenador de projetos da Fundação. Veja programação completa do evento: http://www.fundacaotidesetubal.org.br.

Uma parte importante da programação do Encontro é composta por atividades de formação, com cursos que abordarão elementos da cultura popular como bonecos feitos a mão e criação e impressão de literatura de cordel. Mestre Saúba, mamulengueiro de Pernambuco, trabalhará a confecção de bonecos, arte que pratica em Carpina, no interior de seu Estado, onde vive.

De Pernambuco também é o Mestre Valdeck de Garanhuns, artista que mostrará seus conhecimentos sobre xilogravura e literatura de cordel. As inscrições para os cursos podem ser feitas por telefone (11) 2297-5969, ou por e-mail: [email protected].

Um debate no dia 20 de junho, intitulado A cultura popular e suas práticas educativas, reunirá educadores e artistas e contará com as presenças de Mestre Nelson Jacó, de Minas Gerais, e Mestre Leonildo da Rabeca, do Paraná, além do pesquisador de cultura popular e músico, Paulo Dias.

Com a mediação da socióloga e diretora-presidente da Fundação, Maria Alice Setubal, o debate será uma oportunidade de estabelecer um diálogo dos saberes e dos fazeres da cultura popular com a educação. “”Queremos dar voz à experiência dos artistas presentes, que transmitem seus conhecimentos oralmente, e conduzir o debate para a perspectiva do uso das práticas artísticas deles na composição do processo educativo””, esclarece Tião Soares.

A Fundação Tide Setubal apoiará também a festa promovida pela Sociedade Amigos do Jardim Lapenna, que acontecerá no fim de semana de 19 a 21 de junho, no Galpão de Cultura e Cidadania, localizado no Jardim Lapenna, distrito de São Miguel. Arraial no CDC

Nos dias 26, 27 e 28, terá vez o grande arraial do CDC Tide Setubal, que há dois anos atrai milhares de pessoas. Marcado pela valorização das manifestações da cultura popular, o arraial de 2009 será ainda mais diversificado. “”Nos três dias estão previstas apresentações cultivadas em diferentes cantos do Brasil””, afirma Tião.

Programação do III Encontro de Cultura Caipira

Curso de xilogravura e literatura de cordel com Mestre Valdeck de Garanhuns
1 a 5 de junho, segunda a sexta, das 14h às 17h, no CDC Tide Setubal

Curso de construção de bonecos com Mestre Saúba
16 a 19 de junho, terça a sexta, das 14h às 17h, no CDC Tide Setubal

Debate: a cultura popular e suas práticas educativas
20 de junho, sábado, das 14h às 17h, no CDC Tide Setubal

Festa do Galpão de Cultura e Cidadania
19 a 21 de junho, sexta, sábado e domingo, das 17h às 23h
Rua Serra da Juruoca, s/nº, Jd. Lapenna
São Miguel Paulista – São Paulo – SP
Tel.: (11) 2956-0091

Arraial do CDC
26, 27 e 28 de junho, sexta, sábado e domingo, das 17h às 23h
Rua Mário Dallari, 170, Jd. São Vicente
São Miguel Paulista – São Paulo – SP
Tel.: (11) 2297-5969

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional