III Encontro Internacional das Fundações para a Inovação Social está com inscrições abertas

Por: GIFE| Notícias| 14/05/2012

*Daniele Próspero – especial para o redeGIFE

“A inovação social no contexto da Rio+20“ será o tema do III Encontro Internacional das Fundações para a Inovação Social, que será realizado de 24 a 26 de junho, em Foz do Iguaçu (Paraná). Os interessados deverão fazer a sua inscrição até o dia 20 de maio. A iniciativa é da Rede Internacional das Fundações para a Inovação Social e conta com apoio da Fundação Banco do Brasil. O encontro é voltado para as organizações de todos os países do mundo que pretendam participar de ações inovadoras na vida social, econômica, cultural e ambiental.

A atividade visa a aproximação das fundações oferecendo uma oportunidade de intercâmbio e debates sobre temas prioritários da Rio +20 e relevantes de inovação social. Com a colaboração de conferencistas e pesquisadores serão discutidos temas como: a luta contra a pobreza, a inclusão social e agricultura sustentável, assim como os desafios contemporâneos que são a água, as energias renováveis e a reciclagem.

Além disso, o encontro pretende discutir a pertinência de pólos geográficos de fundações, assim como as sinergias possíveis entre estes pólos e a governança da Rede Internacional de Fundações. Na ocasião será feito também o lançamento oficial da criação da Rede das Fundações da América do Sul para a Inovação Social.

Para a organização do encontro, a internacionalização das relações, das trocas e dos programas, pelos quais uma rede como esta permite, garante a pluralidade de experiências e de aprendizados, fazendo com que os participantes possam se inspirar na visão desenvolvida por outros países e culturas. Atualmente, existem outros Pólos de Fundações para a Inovação Social: o pólo Euro Mediterrâneo, o pólo Quebequense e o pólo Centro-americano/Caribe. Em cada uma dessas regiões foi destacada uma Fundação ou um coletivo de Fundações que assumiu, com voluntarismo, o papel de cabeça, de capitã. Os demais encontros foram promovidos em outubro de 2010, em Montreal, e em novembro de 2011, em Chamonix (França).

A inscrição tem um custo de R$ 1.500,00, que compreende a participação nos encontros, hospedagem de 24 a 27 de junho, translados, certificados, alimentação e visita às Cataratas do Iguaçu.

Os interesados devem solicitar a ficha de inscricao pelo e-mail: [email protected].

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional