Impaes entra para o GIFE

Por: GIFE| Notícias| 27/07/2009

Beneficiar e estimular iniciativas para capacitação de educadores na área da arte, com o objetivo de multiplicar suas ações para a formação de crianças, jovens e adultos, em comunidades de baixa renda. Essa é o foco do mais novo associado à Rede GIFE de Investimento Social Privado: Instituto Minidi Pedroso de Arte e Educação Social.

Concebido pela artista que lhe dá o nome e os investimentos necessários para a implementação dos projetos, o instituto, fundado em abril de 2004, apóia ainda o desenvolvimento de programas com parceiros que sejam referência no ensino da arte, racionalizando investimentos e contribuindo para a melhoria técnica destas iniciativas.

Para cada trabalho realizado de arte educação, o instituto conta com diferentes parceiros. Como a Associação Amigos da Pinacoteca, que capacita pessoas responsáveis pela orientação artística em comunidades de baixa renda. Ou com a Moradia Associação Civil (Casas Taiguara), que amplia o repertório de atividades sócio-educativas de educadores e técnicos dos CRECAs (Centro de Referencia da Criança e do Adolescente da cidade de São Paulo) por meio de as artes plásticas, teatro, mediação de leitura, música e cinema.

O Impaes é parceiro também do Instituto Sidarta, cujo trabalho tem como foco principal, no município Embu das Artes (SP), fomentar reflexões acerca do ensino da Arte nas escolas e, deste modo, transformar a prática dos educadores com seus alunos para que possam desfrutar das criações artísticas e estéticas produzidas pela humanidade. O quarto parceiro do instituto é o Teatro Escola Brincante, com quem instrumentaliza educadores do Ensino Infantil, Fundamental e/ou Médio da Rede Pública Estadual e Municipal com elementos da arte e da cultura popular brasileira, criando novas abordagens pedagógicas.

O Impaes tem parceria com o Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária para acompanhar o desenvolvimento dos projetos, e selecionar novas propostas por meio do Programa Desafios Impaes. Este último, trata-se de um processo seletivo, monitoramento e avaliação continuada de projetos de arte-educação.

Para conhecer mais sobre as ações do Impaes, acesse: http://www.impaes.org.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional