Impunidade e falta de transparência são principais aspectos de insatisfação do paulistano

Por: GIFE| Notícias| 26/01/2010

O Movimento Nossa São Paulo e o Ibope Inteligência divulgaram a primeira edição da pesquisa IrBem (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município), que tem como objetivo fornecer subsídios para governos, empresas e instituições sobre as condições e os modos de vida dos cidadãos a fim de estabelecer ações públicas e privadas.

No geral, a satisfação com a qualidade de vida na cidade foi de 4,8 pouco abaixo da média de 5,5. Entre os respondentes, 57% afirmaram que deixariam a cidade, se pudessem.

De acordo com o levantamento, os aspectos com menor nível de satisfação dos paulistanos são a honestidade dos governantes (nota 2,3), punição à corrupção (2,6) e transparência dos gastos e investimentos públicos (2,7). A média das notas é de 5,5.

Os paulistanos estão mais satisfeitos com a relação com sua família (8) e com seus amigos (7,7), com o acesso ao uso da internet (6,8), campanhas de vacinação (6,8) e a relação com sua comunidade (6,7).

O serviço mais bem avaliado foi a distribuição gratuita de medicamentos, com média de 7,2 e a prevenção de doenças e epidemias, com 6,9. Os menos bem avaliados foram o atendimento de emergência, com 6,3 e o atendimento ambulatorial, com 6,4.

O Corpo de Bombeiros é a instituição em que o paulistano deposita mais confiança (95%), seguido dos Correios (91%) e da Sabesp (81%). Os maiores índices de desconfiança ficam com a Câmara dos Vereadores (76%), Prefeitura (61%) e as Subprefeituras (57%).
A pesquisa completa está disponível no site www.nossasaopaulo.org.br

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional