Iniciativa da BASF reduz emissão de Co2 em escolas

Por: GIFE| Notícias| 07/01/2010

Campanha de ecoeficiência aconteceu em dezembro

A Fundação Espaço ECO, organização instituída pela BASF e pela GTZ, agência de cooperação tecnológica do governo alemão em 2005, anunciou os resultados da “Campanha de Ecoeficiência”, colocada em prática pela rede de ensino Yázigi Internexus no primeiro semestre de 2009.

A iniciativa envolveu cerca de 60 mil alunos e mais de 4 mil funcionários da rede com foco na sensibilização sobre o tema aquecimento global. As ações resultaram na redução de 8% na emissão de gases de efeito estufa pelas escolas no período em que a Campanha esteve em prática – o equivalente a 1,27 tonelada de CO2. Houve também diminuição de 9,5% no consumo de energia nas escolas, 6% no consumo de recursos materiais e 42% do potencial de risco de acidentes nas unidades.

Ao longo do primeiro semestre de 2009, as escolas desenvolveram atividades pedagógicas, ações estratégicas de sensibilização e eventos que tiveram como objetivo oferecer ao modelo de gestão das escolas um olhar mais aprimorado sobre a sustentabilidade. Como exemplos, foram realizadas ações de reciclagem, plantio de árvores, projetos de redução do consumo de energia, entre outras.

Além disso, a campanha também serviu como estímulo para que os alunos pudessem adotar melhores práticas em suas casas com base no conceito da ecoeficiência e ainda beneficiou 36 instituições sociais em diversas regiões do Brasil.

Enquanto as escolas do Yázigi eram responsáveis por elaborar as ações, a Fundação Espaço ECO, auxiliou a rede na medição e compilação dos resultados. Três escolas do Yázigi foram premiadas como melhores colocadas no ranking da campanha (unidades que mais realizaram ações ecoeficientes). As vencedoras faturaram pacotes de turismo ecológico para o Parque Estadual Intervales – São Paulo. A viagem foi conduzida pela equipe do Instituto Romã.

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