Iniciativa de Itacoatiara é premiada por ação de combate à violência sexual infantil 

Por: Fundação André e Lucia Maggi| Notícias| 29/05/2023

A ação de fortalecimento da Rede de Proteção de Itacoatiara, no Amazonas, da Fundação André e Lucia Maggi (FALM), venceu, nesta quinta-feira (18), a 12. ° edição do Prêmio Neide Castanha, um dos mais importantes reconhecimentos em defesa dos direitos humanos voltados à proteção de crianças e dos adolescentes. A iniciativa foi premiada na categoria “Responsabilidade Social”, e é uma parceria com a AMAGGI e Childhood Brasil.  

A FALM tem sido parceira da Rede de Proteção em Itacoatiara desde 2019. As ações da iniciativa estão alinhadas com o Pacto Empresarial Programa na Mão Certa, iniciativa integrada pela AMAGGI desde 2004 e que mobiliza empresas e entidades para o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.   

Para a Gerente de Investimento Social, Aletéa Rufino, receber este reconhecimento é uma forma de mostrar que a FALM está no caminho certo: “Estamos felizes com esse resultado, que é fruto de um trabalho feito a muitas mãos. A agenda de Direitos Humanos é uma pauta transversal nas ações e projetos que a FALM desenvolve nas comunidades”.  

Aletéa também destacou o quanto ações como essas deviam ser pautas recorrentes na sociedade. “Seria um sonho que nenhuma organização ou pessoa precisasse ser reconhecida por ter que defender os direitos das crianças e adolescentes”.   

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil 

O dia 18 de maio foi escolhido para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data, instituída pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.  

Em razão da data, neste mês, ocorre a campanha “Maio Laranja”, representada por uma flor que remete aos desenhos da primeira infância, fazendo uma associação entre fragilidade do símbolo com a de uma criança.  A campanha é idealizada pelo Faça bonito

Pensando nisso, a FALM em parceria com a AMAGGI, Prefeitura Municipal de Itacoatiara (AM), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Childhood Brasil, irão realizar diversas atividades na cidade em busca de melhoria contínua da Ação de Rede de Proteção.    

Para denunciar abuso sexual, disque 100. A ligação é gratuita e a pessoa não precisa se identificar  

Rede de Proteção  

As iniciativas para fortalecimento da Rede de Proteção de Itacoatiara, no Amazonas, são todas implementadas junto aos membros do Comitê Municipal de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes, criado em 2021 no âmbito do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e integrado por profissionais das principais Secretarias Municipais, Conselhos Tutelares, Juizado da Infância e Juventude e Organizações Sociais. Os trabalhos também estão baseados em um diagnóstico realizado em 2020 pela FALM e pela Childhood Brasil, demonstrando as potencialidades e fragilidades existentes na Rede de Proteção de Itacoatiara.  

Sobre o Prêmio Neide Castanha  

O Prêmio é uma homenagem a Neide Castanha, reconhecida defensora dos direitos humanos que dedicou parte de sua vida em lutar contra a violência a que são submetidas crianças e adolescentes no Brasil.   

A iniciativa tem o objetivo de homenagear personalidades e instituições que, assim como Neide Castanha, se destacaram na defesa intransigente dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, em especial dos Direitos Sexuais.  

Sobre a FALM      

A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é uma instituição sem finalidade econômica e responsável pela gestão do Investimento Social Privado da AMAGGI. Criada em 1997, a FALM contribui para o desenvolvimento local de pessoas e comunidades, por meio de ações focadas em temas centrais, como agricultura familiar, qualificação profissional e empregabilidade, empreendedorismo e fortalecimento de organizações sociais. 

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional