Iniciativa leva conceitos de internet segura para escolas
Por: GIFE| Notícias| 26/10/2009Nesta segunda-feira, 26 de outubro, uma escola da Vila Marari e outra do Jaraguá, em São Paulo, receberão a “”Blitz do Senninha””. A ação organizada pela Microsoft em parceria com o Instituto Ayrton Senna, SENAC São Paulo e Rede Record, com apoio do Movimento Internet Segura (MIS) distribuirá gibis com histórias do personagem combatendo os perigos da internet e cartazes com dicas de como educar a geração “”ponto.com”” para auxiliar os professores na tarefa de ensinar às crianças sobre as melhores práticas de navegação na web.
Na aventura, poderosos insetos, os Velocirapeders, ajudam Senninha a combater vírus e outros vilões da rede ensinando conceitos de como se comportar em relação às diversas situações proporcionadas pela rede mundial de computadores.
“”Incentivar a discussão do tema de forma lúdica é a forma mais eficiente de conseguir atenção infanto-juvenil. Além disso, quando estimuladas a debater suas práticas na web as crianças e jovens aprendem a confiar nos adultos passando a enxergá-los como aliados””, afirma Djalma Andrade, coordenador do Movimento Internet Segura e Gerente de Estratégia de Plataforma da Microsoft.
As blitz fazem parte de um conjunto de iniciativas desenvolvidas para aproveitar o mês das crianças e dos professores. No dia 12 foi feita uma blitz semelhante no parque de diversões Play Center, no dia 21 foi realizado um grande Fórum com importantes especialistas no tema e representantes de todos os parceiros envolvidos no projeto e nesta semana o ciclo será encerrado com a visita às escolas.
Os primeiros colégios visitados serão a EMEF Alferes Tiradentes (rua Salvador Negrão 602- Vila Marari) às 12h, e EMEF Dep. Rogê Ferreira ( rua Philonilia Gonçalves dos Santos s/n – Jaraguá) , às 18h30.
Sobre o Movimento Internet Segura
O Movimento Internet Segura (MIS- www.internetsegura.org) foi criado em setembro de 2004 sob a coordenação da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net). Desde sua fundação a preocupação principal do MIS foi a de atuar na educação do usuário de Internet no sentido de evitar que as pessoas façam transações na rede de forma insegura caindo em golpes, ou que simplesmente deixem de fazer compras na rede acreditando que essa é uma prática insegura.
A partir do final de 2008, o Movimento incorporou ao escopo de sua atuação a defesa da infância e da adolescência, fornecendo informações aos pais, responsáveis e aos próprios menores para que eles saibam reconhecer e evitar ações de mau feitores.
A iniciativa conta com a participação direta das empresas American Express, Microsoft, Redecard, Serasa, Visanet, Lojas Pernambucanas, Sacks, Auto Z (portal do grupo DPaschoal), Americanas.com, Comprafacil.com.br, Extra.com.br, LivrariaCultura.com.br, LivrariaSaraiva.com.br, MagazineLuiza.com.br, Marisa.com.br, Shoptime.com.br, Siciliano.com.br, Videolar.com, Submarino.com.br e TokStok.com, eFacil (Portal do atacadista Martins) Wal Mart, Ponto Frio, Verisign, Google e Certisign.
No endereço www.internetsegura.org, o internauta recebe informações didáticas sobre segurança e integridade na navegação pela Internet e pode acessar à Central de Apoio ao Internauta, que responde dúvidas por e-mail sobre todos os assuntos relativos à questão da segurança na rede.