Iniciativa leva microcrédito para jovens

Por: GIFE| Notícias| 03/09/2007

O projeto Empreendedorismo Juvenil e Microcrédito, desenvolvido pela Fundação Abrinq em parceria com o Citi, iniciou novo processo seletivo dia 20 de agosto. O projeto tem como objetivo apoiar jovens na criação ou gestão de seus próprios micronegócios.

Para isso, associa formação, experimentação e apoio a empreendedores de baixa renda durante o primeiro ano de implementação do negócio, por meio de acompanhamento individualizado.

O novo processo seletivo é aberto a jovens de 18 a 24 anos da região metropolitana de São Paulo e das cidades de Santos, São Vicente e Sorocaba. Atualmente, 120 jovens participam do curso. Ainda em 2007, serão apoiados mais 180 jovens.

Os primeiros 90 jovens selecionados entre as instituições apoiadas pela fundação participaram, no segundo semestre de 2006, do curso Análise de Mercado e Plano de Negócios. Entre as propostas de negócio dos jovens, estiveram confecção de roupas, manutenção e suporte de computadores, webdesign e fabricação de bijuterias.

Até o momento, 10 dos participantes tiveram suas solicitações de crédito aprovadas e receberam o microcrédito para implementar ou fortalecer seu empreendimento. O valor de cada crédito concedido é R$ 550,00, com uma carência de 4 a 6 meses para quitação, a ser definida de acordo com o tipo de negócio. Este valor é considerado um “”capital semente”” para apoiar o pequeno empreendimento do jovem.

O projeto tem duração prevista de quatro anos e beneficiará, entre 2006 e 2008, 720 jovens de 18 a 24 anos de idade. No primeiro semestre de 2009 será feita a sistematização da experiência, assim como um relatório com as lições aprendidas.

Para inscrição no processo seletivo, os interessados devem acessar o site da Fundação Abrinq (www.fundabrinq.org.br).

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional