Iniciativa reconhece esforço de educadores na rede pública

Por: GIFE| Notícias| 19/10/2012

Um prêmio de abrangência nacional que registra, reconhece e valoriza o trabalho de educadores da rede pública de ensino por todo o país. A iniciativa que já está em sua sexta edição, o Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo MEC revela iniciativas pedagógicas bem sucedidas aplicadas por professores de todas as etapas da educação básica.

O Prêmio tem o apoio do Conselho Nacional dos Secretários da Educação (CONSED), União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), Associação Brasileira de Editoras de Livros Escolares (Abrelivros), Fundação Volkswagen, Fundação SM e Instituto Votorantim. “A Abrelivros apoia o prêmio desde 2010 por acreditar que os professores do Brasil têm muito a compartilhar em termos de iniciativas pedagógicas criativas e bem sucedidas”, diz a gerente executiva da Abrelivros, Beatriz Grellet.

Para esta edição há também uma novidade: uma segunda categoria de premiação, sobre temas específicos, além da já conhecida, de temas livres, subdividida nas áreas de educação infantil, anos iniciais e anos finais do ensino fundamental, e ensino médio. A nova modalidade avaliará projetos de educação integral ou integrada, ciências para os anos iniciais, alfabetização nos anos iniciais e educação digital, articulada ao desenvolvimento do currículo.

De acordo com o regulamento – disponível na página http://www.premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/ -, todos os professores selecionados serão convidados a produzir vídeo sobre suas iniciativas, e, postados no Youtube, participarão de voto popular. O melhor projeto aos olhos do público receberá ainda uma premiação extra.

Todos os trabalhos inscritos serão recebidos pelo Instituto Federal de Pelotas, responsável pela análise dos documentos. Uma comissão julgadora nacional, selecionada pelo MEC, avaliará os trabalhos, levando em consideração critérios como atendimento aos objetivos do Plano de Desenvolvimento da Educação, clareza e objetividade do objetivo exposto e potencial de aplicabilidade em outras realidades educacionais.

Cada categoria contará com quatro professores premiados nas subcategorias, sendo um por região do Brasil. Neste ano, os professores responsáveis pelas experiências escolhidas pela comissão julgadora, independentemente de região e da classe de premiação, receberão R$ 7 mil, R$ 2 mil a mais do que o montante concedido no ano passado, além de troféu e certificados expedidos pelas instituições parceiras. Todas as escolas cujos professores forem premiados receberão também uma placa em homenagem ao trabalho classificado.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional