Iniciativas da Fundação Vale alcançaram 770 mil pessoas em 2019

Por: Fundação Vale| Notícias| 15/06/2020

Coletivo formado por negócios sociais apoiados pela Fundação Vale.

Coletivo formado por negócios sociais apoiados pela Fundação Vale.

As iniciativas da Fundação Vale chegaram a 68 municípios no ano passado, beneficiando 770 mil pessoas. O alcance é fruto do investimento voluntário de R$ 50,9 milhões, que possibilitou o desenvolvimento de mais de 60 iniciativas nos campos da educação, promoção da saúde, geração de trabalho e renda e cultura. Os destalhes dessa atuação podem ser conhecidos no Relatório de Atividades 2019, disponível aqui.

Os projetos chegaram a cidades do Pará, Maranhão, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro, muitas delas localizadas no interior dos estados. O programa Casa Saudável, por exemplo, que oferece educação voltada para o autocuidado em saúde e contribui para melhorar o acesso à água potável, foi desenvolvido em Arari, Alto Alegre do Pindaré, Anajatuba, Buriticupu e Itapecuru Mirim, no Maranhão, beneficiando 1,8 mil pessoas.

Na frente de educação, foram mais de 390 ações em unidades educacionais, 940 participações de profissionais em formações e 77.200 estudantes beneficiados em iniciativas realizadas pela Fundação Vale em 21 municípios. Os projetos de geração de trabalho e renda alavancaram mais de mil negócios sociais e apoiaram cerca de 700 empreendedores. Também sob a gestão da Fundação Vale, cinco Estações Conhecimento atenderam mais de 4.500 pessoas enquanto os museus e centros culturais receberam mais de 500 mil visitações.

Além dos resultados, o Relatório de Atividades reúne relatos da experiência de professores, estudantes, empreendedores sociais e parceiros da Fundação Vale. São histórias de transformação nas vidas de pessoas que participam das iniciativas e representam o legado da Fundação nas comunidades onde atua.

O ano de 2019 também foi marcado por mudanças internas na Fundação Vale. “Aprimoramos nossa forma de estar e atuar nos municípios, estabelecendo uma nova estrutura organizacional que possibilita uma articulação territorial ainda maior. Reorganizamos as Gerências de Território, que concentram a gestão dos projetos nos estados em que atuamos, nos eixos Norte e Sul. Criamos, também, a gerência de “Metodologias Sociais” para testar novas metodologias e avaliar resultados, explica Hugo Barreto, diretor-presidente da Fundação Vale e Diretor de Sustentabilidade e Investimento Social da Vale.

Sobre a Fundação Vale

Há 52 anos a Fundação Vale apoia e fortalece políticas públicas de educação e saúde, e fomenta negócios sociais nos territórios de atuação da Vale. A partir do diálogo e da imersão nos territórios, desenvolve e executa projetos sociais voluntários que visam à melhoria da qualidade de vida e fortalecem o acesso das comunidades aos seus direitos e serviços públicos essenciais.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional