Inscrições abertas para 5º Congresso GIFE

Por: GIFE| Notícias| 01/03/2008

As inscrições para o 5º Congresso GIFE sobre Investimento Social Privado, de 02 a 04 de abril, em Salvador (BA), estão abertas. Com o tema Experiências Locais, Transformações Globais, estarão em pauta durante o evento as complexidades dos novos arranjos do Investimento Social Privado, sua legitimidade e sustentabilidade, e as possibilidades de ações supranacionais.

O tema reflete o momento em que o Brasil passa, ao assumir um papel de articulador e propositor no campo do investimento social privado. “”Temos a oportunidade de dialogar de igual para igual com experiências de investimento social privado e filantropia de qualquer outra parte do mundo, seja no hemisfério sul ou norte, sejam em países desenvolvidos ou em desenvolvimento””, afirma o secretário-geral do GIFE, Fernando Rossetti.

O 5º Congresso GIFE sobre ISP representa um espaço privilegiado de relacionamento e intercâmbio entre os atores nacionais e internacionais mais relevantes para a transformação social, motivando a troca de experiências e o debate de soluções para os desafios sociais e ambientais, antes restritos aos países menos desenvolvidos.

O conteúdo será dividido em duas grandes conferências, realizadas nas manhãs dos dias 03 e 04 de abril, quando serão oferecidos diagnósticos sobre situação do ISP no Brasil e no mundo, respectivamente. No período da tarde, esses temas serão aprofundados em mesas de debates temáticos simultâneos.

Com foco no diálogo, a programação do 5° Congresso GIFE também busca novas maneiras de organizar os espaços, horários e conteúdos. No lugar dos stands tradicionais das mostras do terceiro setor, haverá uma variedade de áreas de convivência, onde os patrocinadores oferecerão espaços temáticos e infra-estrutura para conversas informais ou formais, para duas, algumas ou muitas pessoas. Os intervalos serão de 30 minutos e o almoço, de duas horas, com diversas atividades paralelas ocorrendo nesses períodos (apresentação de cases, encontros temáticos, articulações de redes).

As mesas da programação principal buscarão debater os temas propostos, sem deter-se em cases — que terão outros espaços e momentos para serem apresentados e discutidos. “”O rico num Congresso do GIFE é que muitos da platéia poderiam também estar palestrando. A idéia é estimular mais interação entre os palestrantes e deles com o público, como num talk-show””, diz Rossetti.

O evento reunirá cerca de 600 lideranças nacionais e internacionais ligadas a governos, empresas e organizações da sociedade civil, além de consultores, imprensa, universidades e centros de estudo e pesquisa.

O processo de inscrição é eletrônico e exclusivamente por meio do site do evento. Há preços diferenciados para cada categoria de público.

Por que Bahia?
A escolha da capital baiana, Salvador, como sede para a quinta edição do Congresso resultou de um extenso debate no Conselho de Governança do GIFE. Uma das questões importantes para os conselheiros era consolidar a organização como nacional, por isso sair do eixo Sâo Paulo-Rio-Brasília.

Além disso, a Bahia tem características especiais, considerando o tema do Congresso, Experiências Locais, Transformações Globais. O Estado pode ser visto como uma síntese dos desafios e dos potenciais brasileiros, na qual a pobreza, o semi-árido, a pior educação do país, segundo dados recentes do Ministério da Educação (MEC), contrastam com uma beleza natural única, uma riqueza cultural que faz parte da marca registrada do Brasil no mundo e um potencial econômico imenso, em setores que vão do turismo à própria cultura.

“”O GIFE buscou fazer o Congresso com a Bahia e não para a Bahia. É um Estado com reconhecida competência para organizar eventos””, argumenta Rossetti.

Serviço:
5º Congresso GIFE sobre Investimento Social Privado
Quando: de 02 a 04 de abril de 2008.
Onde: Pestana Bahia Hotel – Rua Fonte do Boi, nº 216 – Rio Vermelho – Salvador (BA) – Brasil.
Inscrições e mais informações: www.congresso2008gife.org.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional